Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Jales e região perdem o "mestre dos instrumentos" Silval Viola

Ele confeccionou instrumentos pra artistas famosos. Faleceu aos 72 anos

Publicado em: 09 de janeiro de 2020 às 10:00

Morreu ontem (8), Sinval José Ribeiro, o Sinval da Viola, com 72 anos, conhecido em Jales e na região por manter a tradição na produção artesanal de instrumentos musicais. O Sinval da Viola era o único no noroeste paulista e com destaque em todo estado por seu trabalho na confecção de violas, violões e violinos, além de ser um dos responsáveis pela manutenção da cultura do interior.
O violeiro contava com instrumentos feitos por ele em posse de cantores como Belchior, cantor latino americano, e pela dupla Pena Branca e Xavantino.O sepultamento foi realizado nesta quarta-feira, 08 de janeiro, às 17h, no Cemitério Municipal de Jales.
ENSINAR
Consciente da importância da preservação da cultura, Sinval promoveu um curso no ano de 2017 para passar seu conhecimento para outras pessoas, principalmente para crianças e jovens de 8 a 15 anos interessados em aprender essa arte.
Na época em conversa com a reportagem do Jornal do Povo da Rádio Assunção, Sinval da Viola, contou que o trabalho chamado de lutiê, produção de instrumentos, é um campo com boa área de comercialização, contando com poucos profissionais disponíveis, muitas pessoas procuram tais instrumentos pela qualidade apresentada e durabilidade, podendo ser passados de pai para filho.






(Rádio Assunção)




Publicidade