GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Reciclagem é tema de peça teatral

A peça ‘Reciclown Circus’, da Cia. Raros Circus, será exibida neste domingo, dia 16/5

Publicado em: 14 de maio de 2021 às 12:05

Reciclagem é tema de peça teatral
O brasileiro produz cada vez mais lixo. É o que apontam dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe). São 1,5 milhão de toneladas por semana. E este assunto serviu de inspiração para o espetáculo “Reciclown Circus”, da Cia. Raros Circus, de Ribeirão Preto (SP).

A peça traz à tona esta discussão sobre a importância do uso de materiais reutilizáveis e da valorização das profissões de gari e de catador de lixo reciclável. A Cia. Raros Circus apresenta online o espetáculo neste domingo, dia 16 de maio, a partir das 16h, pelo canal da Cia. Fábrica de Sonhos no Youtube, que apoia o projeto e é de São José do Rio Preto (SP).

Segundo Fábio Brasileiro, que é ator da Cia. Raros Circus e assina a produção geral do projeto, o espetáculo conta a história de um gari e de um catador de materiais reutilizáveis que se encontram em um dia de trabalho e muito sol. “Durante o trabalho, os personagens propõem discussões sobre o que é lixo? Como ressignificar e reutilizar os objetos descartados pela sociedade? Tudo se recria? E nesta ânsia por respostas, em que o gari quer terminar o trabalho e o catador de lixo reciclável sonha em transformar o mundo, a peça se transforma em uma comédia que une o circo e o teatro”, afirma Fábio, que divide o palco com o ator João Marcilio.

De acordo com Júlio Avanci, que assina a direção artística do projeto, a peça retrata em várias cenas a importância de pequenas ações e seus impactos nas vidas das pessoas. De maneira divertida e poética traz à cena reflexões sobre a interferência direta da sociedade de consumo no meio ambiente.

Os dois personagens, que em muitas situações são invisíveis e discriminados pela sociedade, utilizam-se de números de malabarismo, equilibrismo, mágica, percha e duo acrobático para entreter a plateia.

Vale ressaltar que a versão online do espetáculo foi produzida por meio do edital Proac de Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos para o público infanto-juvenil no Estado de São Paulo 2019, devido à necessidade de adaptação do projeto para evitar aglomerações em atividades presenciais durante a pandemia da Covid-19.


Sobre a Cia. Raros Circus

Fundada em 2016, a Cia. Raros Circus, de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, é formada por um grupo circense de repertório. Sob a perspectiva de uma atuação que extrapola os limites do palco, as pesquisas e ações da Raros Circus são realizadas a partir de quatro eixos: o popular, não apenas como linguagem, mas como meios de produção e difusão cultural; dramaturgia autoral; ocupação de ruas e espaços não convencionais e compartilhamento de saberes e formação de público. Os espetáculos que estão na trajetória do grupo são: “Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos”, “Muito ajuda quem pouco atraPALHAÇA” e “Clownflitos Amorosos”.


SERVIÇO:

Espetáculo: “Reciclown Circus”, da Cia. Raros Circus – Ribeirão Preto (SP);

Exibição gratuita e online

Domingo, 16 de maio, às 16h

Canal da Cia. Fábrica de Sonhos

https://youtube.com/channel/UCbywgkj4fCJvmP1RZJdsFfQ

Publicidade