Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Fliv ganha Prêmio Governo do Estado de SP para as Artes

O prêmio é a principal honraria do Estado na área cultural; Fliv tem 11 anos de história promovendo a arte

Publicado em: 14 de dezembro de 2021 às 20:37

Fliv ganha Prêmio Governo do Estado de SP para as Artes
Votuporanga comemorou, na noite de ontem (13/12), uma importante conquista. O Festival Literário de Votuporanga – FLIV venceu o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2020/2021, na categoria Livro, Leitura e Bibliotecas, entre outros quatro indicados. Os melhores em 15 categorias foram anunciados em evento no Palácio dos Bandeirantes com a presença do Governador João Dória e do Secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão.

A produtora cultural e idealizadora do festival, Cibeli Moretti recebeu a honraria, ao lado do Deputado Estadual, Carlão Pignatari. “Foi um momento de muita emoção que divido com todo o nosso público sempre tão carinhoso com o Fliv. Dedico esse momento à nossa equipe, multitarefas, que trabalha com tanta dedicação e aos artistas e autores que já contribuíram tanto para a história do Fliv. Um agradecimento especial aos nossos apoiadores, Prefeitura, Governo do Estado e empresas patrocinadoras”, disse.

Criado em 1950 e considerada a principal premiação cultural do Estado e a maior em nível estadual no Brasil, a honraria é o reconhecimento aos profissionais que se dedicam a desenvolver e disseminar a cultura no Estado.

O famoso evento multicultural votuporanguense concorreu com o conjunto de atividades do Espaço da Leitura; conjunto de atividades da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura; realização da revista “451”; e conjunto de atividades da Biblioteca de São Paulo e da Biblioteca Villa-Lobos.

A premiação contemplou também outras áreas culturais, como museus e centros culturais, mostras, festivais e eventos, empreendedorismo cultural, patrimônio material e imaterial, cultura popular, tradicional e urbana, inovação e tecnologia em arte e cultura, entre outras.

As indicações foram feitas pelos membros do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa; do Condephaat; da Comissão de Análise de Projetos do ProAC Expresso ICMS; e pelos secretários de Cultura dos 645 municípios de São Paulo.

O Fliv é realizado pela Prefeitura de Votuporanga e Governo do Estado com apoio de empresas privadas e parceiros.

"O Festival Literário de Votuporanga, além de projetar a nossa cidade para o Brasil e valorizar os artistas locais, já se consolidou como um dos principais agentes na formação de leitores e apreciadores da arte ", destaca o prefeito Jorge Seba.

Festival Literário de Votuporanga

A história de 11 anos de realização do Fliv começou com a Feira do Livro de Votuporanga, em 2006. Em 2011, o evento ganha nova roupagem e passa a ser chamado Fliv - Festival Literário de Votuporanga. A partir daí se consolida como um dos maiores eventos multiculturais do Estado, reunindo diversas atividades inteiramente gratuitas, ligadas à literatura, às artes e à cultura.

O festival, realizado anualmente, tem em sua programação, além de bate-papos com grandes nomes da literatura nacional, sessões de contação de histórias, espetáculos musicais, apresentações teatrais e de dança, oficinas, workshops e espaços voltados para exposição e venda de livros.

Em suas edições presenciais, chegou a registrar cerca de 500 atividades em mais de 15 diferentes espaços com a participação de um grande público formado por famílias, estudantes, professores, artistas, entre outros. Em 2020 e 2021, o Festival foi realizado de forma on-line registrando centenas de acessos. Já soma um público de mais de 400 mil pessoas, com destaque para o público infanto-juvenil que anualmente marca presença com caravanas escolares vindas de mais de 40 cidades vizinhas. Sua missão principal é formar leitores desde a primeira infância.

Publicidade