Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Oficinas culturais gratuitas

Temas como literatura, fotografia, graffiti, marketing pessoal, produção cultural e outros

Publicado em: 28 de maio de 2022 às 09:42

Oficinas culturais gratuitas
Seguindo com a parceria entre a Prefeitura Votuporanga e o Instituto Poiesis, a Secretaria da Cultura e Turismo informa que estão abertas inscrições para 12 oficinas culturais gratuitas em diversos segmentos culturais. O prazo de inscrição segue até o preenchimento das turmas, já que as vagas são limitadas, e as aulas serão realizadas ao vivo pela plataforma Zoom.

Na programação de junho serão abordados temas como literatura, fotografia, graffiti, marketing pessoal, produção cultural, entre outros.

Ciclo Grafite: GRAFFITI COMO ESPAÇO DE APRENDER
Este encontro faz parte do "Ciclo de Debates sobre Graffiti: No Olho da Rua", que propõe três conversas online sobre grafite e um olhar sobre seu campo ampliado, a partir de questões atravessadas pela literatura, pedagogia, sociedade, gênero, racismo, entre outros aspectos relevantes. Os diálogos têm curadoria e mediação de Carolina ITZÁ, e contam com a participação de Fernanda Miranda, Ju Costa, Verônica Nuvem, Bruno Perê e Natália Mota.
Data e horários: 1/6 - 18h30 às 20h30
Coordenação: Natália Mota e Ju Costa com mediação de Carolina Itzá
Público-alvo: Educadoras(es) e público em geral.
60 Vagas
Plataforma: Zoom
Link de inscrição:https://forms.gle/TXGcXbhsX5cuf1yp6

OFICINA: VAMOS FALAR DE MEDIAÇÃO DE LEITURA E AFETO?
A oficina abordará o papel dos mediadores de leitura enquanto formadores de leitores e a leitura mediada como um importante meio de acessar obras literárias. Para isso, apresentará algumas formas de mediar um livro, critérios para a seleção de livros, a materialidade do objeto livro e suas possibilidades de manipulação, além de aspectos envolvendo a História Social da Leitura.
Data: 1, 2, 8 e 9/6 - 18h30 às 20h30
Coordenação: Felínio Freitas
Público-alvo: Educadores de escolas públicas, particulares, projetos sociais e bibliotecários, mães, pais, avós, cuidadores e interessados em geral.
35 Vagas
Plataforma: Zoom
Link do formulário:https://forms.gle/eAL5p4mTG3yTCWWK6

OFICINA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DE PROJETOS CULTURAIS
A oficina oferecerá orientações básicas para a prestação de contas de projetos culturais - editais públicos, privados e parcerias. A partir dos princípios legais pretende tratar da diferença entre prestação de contas parcial, anual e simplificada; relatório de execução, relatório financeiro e relatório final.
Turma A - 2, 7 e 9/6 - 14h às 16h
Link de inscrição Turma A:https://forms.gle/xDmZBmXfjrGroWcR7
Turma B - 13, 15 e 20/6 - 10h às 12h
Link de inscrição Turma B:https://forms.gle/d3kpduUN5pZLqSQX7
Coordenação: Camila Marujo
Público-alvo: artistas, produtores e gestores culturais
50 Vagas
Plataforma: Zoom

CEM ANOS DE PASOLINI
Pier Paolo Pasolini foi pensador e artista múltiplo, que compôs nas linguagens da poesia, da prosa, do jornalismo, do teatro e do cinema. Nascido em 1922, comemoraria neste ano os cem anos de seu nascimento. Considerado um gênio multifacetado e figura incômoda para a Itália do pós-guerra. Esta oficina propõe traçar um caminho que vai de seus poemas a seus filmes, de seus artigos jornalísticos a seu envolvimento político, falando de Pasolini como testemunha de sua época, mas também do nosso tempo.
Datas e horários: 6, 8, 13 e 15/6 - 18h30 às 20h30.
Coordenação: Valentina Cantori
Público-alvo: Interessados em geral
60 Vagas
Plataforma: Zoom
Link de inscrição:https://forms.gle/8aJy4fUqHuXyR7no7

FOTOGRAFIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO
Inspirada na obra de Ailton Krenak, esta oficina provoca os participantes a respeito das urgências socioambientais: queimadas, desmatamento, falta de água, enchentes, mudanças climáticas que dia a dia batem na nossa porta e como podemos adiar o fim do mundo através da arte fotográfica. Os participantes aprenderão conceitos teóricos de fotografia e inspirações para transformar a prática fotográfica em ferramentas para sensibilizar o mundo através das imagens.
Datas e horários - Turma A: 6, 8, 13 e 15/6 - 14h às 16h
Link de inscrição - Turma A:https://forms.gle/LanP3E6kPuPDiUUf7
Datas e horários - Turma B: 20, 22, 27 e 29/6 - 18h30 às 20h30
Link de inscrição - Turma B:https://forms.gle/8AgejEYH2YJ5uhu18
Coordenação: Natália Vieira
Público-alvo: pessoas que se interessem em aprender técnicas básicas de fotografia e linguagem fotográfica e/ou que se interessem por questões socioambientais.
Recursos técnicos, materiais e equipamentos necessários: Câmera fotográfica ou celular com câmera.
35 Vagas por turma
Plataforma: Zoom

CLUBE DE LEITURA DE DRAMATURGAS
A oficina será como um clube de leituras de textos dramatúrgicos de autoras nacionais e internacionais. Durante os encontros haverá a mediação de leitura das peças, feita pela dramaturga e doutora em Artes cênicas pela USP, Paula Autran.
Datas e horários: 7, 9, 14, 21, 23, 28 e 30/06 das 18h30 às 20h30
Coordenação: Paula Autran
Público-alvo: Interessados em geral
30 vagas
Plataforma: Zoom
Link de inscrição:https://forms.gle/eZeMb9fr1KaUsxwS7

Ciclo Grafite: UBERIZAÇÃO DO GRAFFITI E NECROPOLÍTICA
De que forma o graffiti em sua forma trabalho e mercadoria vêm impactando nas discussões e configurações da linguagem através do espaço urbano? As discussões sobre o graffiti têm se estruturado ora entre questionamentos sobre seu caráter legal x ilegal, ora se está localizado ou não no campo da Arte. Neste encontro a proposta é deslocar o olhar e questionar sobre as formas como a Arte adquire o caráter de trabalho e suas determinações no cotidiano das pessoas atuantes e as formas como vêm se configurando a linguagem atravessada pela classe, pelas curadorias e formas de produção, gestadas pelas escalas de gênero e raça.
Data e horários: 8/6 - 18h30 às 20h30
Coordenação: Verônica Nuvem e Bruno Perê com mediação de Carolina Itzá
Público-alvo: Educadoras (es) e público em geral.
60 Vagas
Plataforma: Zoom
Link de inscrição:https://forms.gle/34EZB1HYVLYpjn7Z6

VANGUARDAS DO SÉCULO XX: A REVOLUÇÃO LIDERADA PELA POESIA
No começo do século XX grupos de artistas e poetas tomaram a dianteira em trazer não só uma nova percepção, mas também a crítica feroz de um mundo cada vez mais maquinal, de velocidade e eficácia desumanas, e de guerra. Por isso, vanguarda, termo do jargão da guerra, significando o destacamento que se arrisca na frente, neste caso, nas trincheiras da arte. Durante quatro encontros, serão apresentados quatro movimentos (Cubismo, Dadá, Vorticismo e Antropofagia) que dinamizaram a percepção nova de um mundo novo, suas influências em outros movimentos e no nosso modo de viver.
Datas e horários: 20, 22, 27 e 29/6 - 18h30 às 20h30
Coordenação: Dirceu Villa
Público-alvo: Interessados em geral
60 vagas
Plataforma: Zoom
Link de inscrição:https://forms.gle/k7FxUEZ1dRxYp5mF9

PALESTRA: PRODUÇÃO CULTURAL
A atividade oferece informações a profissionais que queiram atuar na área de produção, que não tenham conhecimento na área, mas gostariam de fazer seus próprios projetos. O participante será capaz de organizar seu projeto, além de estar apto a buscar investimentos para o setor. O participante poderá ter noções de como executar projetos artísticos, realizando as etapas de concepção, produção e pós-produção.
Data e hora: 21/6 - 18h30 à 21h30
Coordenação: Fabrizia Gallan
Público-alvo: artistas, estudantes e demais interessados a partir de 16 anos.
40 Vagas
Plataforma: Zoom
Link do formulário:https://forms.gle/8koE5bimudaSR6wD9

PALESTRA: HISTÓRIAS: CONTAR PARA (RE)EXISTIR
A oficina propõe debater os conceitos de memória e suas ligações com a História e a Literatura, observando a necessidade de contar e ouvir histórias que acompanham a humanidade ao longo do tempo. Essa atividade integra o Ciclo Formativo "Cruzos Poéticos", coordenado por Felínio Freitas.
Data: 23/6 - 18h30 às 21h30
Coordenação: Higina Marques
Público-alvo: Educadores e educadoras, artistas, bibliotecárias/os, mediadoras/es e interessados em arte, cultura e educação antirracista.
30 Vagas
Plataforma: Zoom
Link da inscrição:https://forms.gle/y7FtLTfyiU7KuJvL7


PALESTRA: REDES SOCIAIS E MARKETING PESSOAL PARA ARTISTAS, EDUCADORES E EMPREENDEDORES
Esta palestra buscará abordar a importância e a amplitude do alcance das redes sociais como ferramenta para a construção da autoridade, criação e fortalecimento de relacionamentos profissionais, desenvolvimento do marketing pessoal e instrumento imprescindível para divulgação de produtos e serviços para jovens, artistas, educadores e empreendedores de maneira geral.
Data e horários: 23/6 - 14h às 16h
Coordenação: Juliana Medeiros
Público-alvo: Artistas, educadores e empreendedores a partir de 16 anos.
60 Vagas
Plataforma: Zoom
Link de inscrição:https://forms.gle/2L7YERgyStgWLZkj9

AS RELAÇÕES ENTRE PAIS E FILHOS NAS ÓPERAS DE GIUSEPPE VERDI
Verdi perdeu seus dois filhos – uma menina e um menino – quando eram muito pequenos, num momento em que estava construindo sua carreira. O complexo de culpa que daí se derivou se manifesta ao longo de toda sua obra, traduzido em cenas magistrais de suas óperas. Dez exemplos de óperas diferentes são analisadas pelo professor e pesquisador de música lírica Sergio Casoy, apresentador do programa "Bravo", da Rádio Cultura FM (SP) e autor dos livros "A invenção da ópera" e "Ópera de outros cantares".
Datas e horários: 29 e 30/6, das 18h30 às 20h30
Coordenação: Sergio Casoy
Inscrições: 11/5 até o preenchimento das vagas
50 vagas
Plataforma: Zoom
Link de inscrição:https://forms.gle/soEjNhVqFd9s4Ap99
Publicidade