Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Valéria Foz em Beirute

Empresária da região de Votuporanga conta experiência na capital do Líbano

Publicado em: 08 de julho de 2022 às 20:15

Valéria Foz em Beirute
No dia 02 de junho de 2022 eu, Valéria Foz, cheguei na capital do Líbano, Beirute. Uma viagem muito esperada, que teve que ser adiada por dois anos, por conta da pandemia. A viagem foi em companhia de meu marido Wilson Foz, com 80 anos e sua cadeira de rodas, e meus filhos Thomaz e Rafaela de 35 e 28 anos.

Beirute

Nossa primeira experiência em Beirute, foi o tradicional city tour para conhecer um pouco da cidade. Logo no primeiro almoço provamos pratos incríveis com sabores exóticos deste mundo. Passamos no Museu Nacional e vimos a trajetória de cinco mil anos deste povo. Saímos andando pela orla com uma paisagem incrível e vendo os costumes da cidade.

Subimos pelas ruelas e tivemos a sorte de encontrar um mercador que veio da montanha para vender seus produtos naturais e orgânicos, passamos horas conhecendo um pouco sobre tudo que havia trazido. Terminamos a noite numa performance gastronômica em um centro cultural. Foi incrível.

Santuário de Harissa

No terceiro dia, o passeio foi no santuário de Nossa Senhora do Líbano, Santuário de Harissa, O Rochedo fica em uma maravilhosa colina com vista belíssima ao mar e a Beirute. Além disso, o lugar escolhido fica perto da Nunciatura Apostólica, de Bkerke, residência do Patriarca Maronita, de Charfe, residência do Patriarca sírio-catolico e não longe de Bzummar, residência patriarca dos Armênios católicos.A vista do santuário para a Bahia é lindíssima. Vemos muitos peregrinos de várias religiões, inclusive, da religião Islâmica, religião que tem grande respeito pela Virgem Maria.Vimos uma das capelas de Nossa Senhora Aparecida, uma doação do Brasil. Para chegar lá, passamos pelo Vale do Bekaa, um lindo vale agrícola desde a época dos fenícios que faz divisa com a Síria e Israel.

Byblos

Também passamos por em Byblos, a cidade mais antiga do mundo, com atividade ininterrupta de 7 mil anos. Pequeno em extensão, grande pela riqueza de sua cultura e história, o Líbano mistura características que agradam aos mais diversos turistas.Mais de 20 civilizações estiveram presentes tornando esta cidade o maior templo arqueológico do oriente médio.

Hoje a cidade está intacta com suas construções em pedra e lindas ruelas floridas. Existe uma quantidade imensa de bares e restaurantes e o Byblos Souk, com objetos de todo o oriente local assim como os ferreiros que estão por toda parte com objetos que fazem parte da cozinha libanesa.Opasseio vale muito a pena!

Baalbek

Os templos de Baalbek (Júpiter, Baco e Vênus) ficam a 86km de Beirute, situado no alto do fértil vale do Bekaa, espaço controlado pelo Resbolah, na divisa entre a Síria e Israel, um local de conflito desde a época das Cruzadas, é pouco visitado em função dos conflitos.Baalbek foi reconhecido como patrimônio histórico mundial pela Unesco e é atualmente um dos pontos turísticos mais visitados do Líbano. A história de Baalbek começa aproximadamente 5 mil anos atrás. Antes dos romanos, gregos e fenícios, o local já havia sido habitado por civilizações da Era do Bronze (1.900 – 1.600 a.C.). As construções mais marcantes, no entanto, datam da dominação romana.O vale do Becaa é extremamente fértil e protegido por montanhas, onde a neve é eterna. Não há hotéis nesta cidade.A segunda parte da viagem a Baalbeck foi no restaurante Lakkis Farm, onde tive a oportunidade de comer e fazer a melhor esfiha do Líbano. É um espaço muito agradável, uma comida deliciosa e com muita fartura, quem for para Baalbeck precisa conhecer e se deliciar com as comidas típicas, tudo feito de carneiro.

Palácio de Beiteddine

Na visita a região de Chouf, no Líbano, conhecemos o Palácio de Beiteddine com rica decoração, mosaicos em mármores coloridos, os luxuosos banhos turcos e a suíte do haren. Os detalhes são lindos e marcantes. Também visitamos um restaurante muito acolhedor no alto da montanha da região de Chouf. É um lugar onde as mulheres da região, cada dia uma desce com suas comidas, tem muita coisa, difícil de escolher! No final, é tudo uma delícia!

Considerações

Posso dizer que tudo é muito tranquilo, todos são alegres e receptivos.A cidade de Beiture, onde mais ficamos, se mistura entre ruínas, edifícios caóticos, lindas construções e outras obras modernistas. Cada bairro tem sua língua, seus costumes, suas vestimentas e suas crenças. Para nós tudo isto é confuso e pelo que senti para eles também. Isto é o Líbano!

Todos os vídeos com mais detalhes da viagem estão no Instagram @valeria.foz e Youtube Valéria Foz.

Publicidade