Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Começa montagem da estrutura para Fliv 2022

Festival terá estação especial para crianças, food parque, galpões literários, cinema ao ar livre, espaço para baladinhas

Publicado em: 03 de agosto de 2022 às 21:09

Começa montagem da estrutura para Fliv 2022
De 13 a 21 de agosto, o Parque da Cultura de Votuporanga será palco de um dos maiores eventos multiculturais do Estado. O espaço, que tem mais de 100 mil m², começou a receber a estrutura nesta quarta-feira (3/8) para sediar a maior edição dos 12 anos do Festival Literário de Votuporanga – Fliv. Por conta da montagem, parte da avenida Ângelo Bimbato passa a ser interditada (entre o Santa Fé e a marginal).

A arquiteta responsável pela estruturação, Maria Julia Barbieri Eichemberg, explica que serão mais de 10 espaços batizados com nomes específicos e decorados para sediar as atividades. “É um período em que o festival se apropria do Parque, transformando o local num espaço literário de muita cultura e entretenimento. Todo visitante será levado para uma imersão no universo das palavras e das artes”, conta.

Dentro do prédio do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali” serão preparados os espaços do Museu, Biblioteca, auditórios, varandas, salas diversas para grande parte da programação como exposições de fotos, sessões de cinema, oficinas de artesanato e bate-papo com escritores.

Na parte externa, próximo à avenida Ângelo Bimbato, serão montadas grandes tendas de 200 m² chamadas de Território Livre e Galpão Literário para livrarias e também o Food Parque, como praça de alimentação. Nas quadras de areia serão exibidos filmes pelo Ponto MIS no chamado “Cine Praia”. A montagem ainda trará espaços de leitura e piquenique.

Do outro lado do parque, próximo à avenida Francisco Ramalho de Mendonça, será montado o Rolezim para saraus culturais, baladinhas literárias com DJs e músicos.

Os shows principais, como o de Maria Rita e Tiê, serão no palco principal, montado às margens da represa.

As atividades do Fliv começam na noite de sábado com abertura oficial e show de Maria Rita e seguem pelos demais dias das 8h até próximo das 23h com contações de histórias; saraus; atividades com crianças, jovens e terceira idade; aulas de dança e de capoeira; oficinas de artesanato e textos; aulas de instrumentos; intervenções de dança e teatro; exposições fotográficas; espetáculos; shows musicais e muito mais.

A expectativa é atrair visitantes de toda a região ao longo dos nove dias de evento. “Esperamos centenas de pessoas vindas de todo o interior paulista, inclusive caravanas de escolas que já estamos agendando. O Parque da Cultura será nosso principal palco, e preparamos esse espaço temático e lúdico, especialmente para nossas crianças”, destacou Janaína Silva, Secretária de Cultura e Turismo de Votuporanga.

A identidade visual tem a parceria e criação do Clan, agência de marketing de Votuporanga e o projeto de cenografia é assinado pela professora Maria Júlia e a Stage Model.

Estação Flivinho

O Fliv terá, neste ano, uma extensão do seu espaço. A Estação Flivinho será montada no salão social do Assary Clube de Campo, em frente ao Parque para receber as atividades com as crianças que virão de caravanas escolares. A partir de lá, um trenzinho estará disponível para passear com os grupos pelo Parque.

Conforme explica a arquiteta responsável pela estruturação, Maria Julia Barbieri Eichemberg, o ambiente foi pensado com uma estética divertida e colorida, tendo como a principal referência o “Tangram”, um quebra-cabeças chinês que estimula a construção e, consequentemente, a criação de significado para as coisas. “A linha principal partirá de um alfabeto lúdico, cheio de pequenos elementos que criam palavras, formando uma série de entendimentos, transformando a leitura e estimulando a criatividade”, conta Julia, que também é professora da Unifev, uma das apoiadoras do evento.

O Fliv

O Festival Literário de Votuporanga é um evento da Prefeitura de Votuporanga com apoio do Governo do Estado, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do Programa de Ação Cultural - Proac São Paulo, sob o suporte da Amigos da Arte, promoção da TV TEM, patrocínio da Unifev, Proença Supermercados, LA Hotel, Senac, Starb, Porecatu, Cantoia Figueredo, Flash Net, Converd, Marão Corretora de Seguros, Alvorada e Stage Model. Em 2021, o Fliv recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para as Artes, após disputar com eventos na categoria Livro, Leitura e Bibliotecas.

A história de 11 anos de realização do Fliv começou com a Feira do Livro de Votuporanga, em 2006. Em 2011, o evento ganha nova roupagem e passa a ser chamado Fliv - Festival Literário de Votuporanga. A partir daí se consolida como um dos maiores eventos multiculturais do Estado, reunindo diversas atividades inteiramente gratuitas, ligadas à literatura, às artes e à cultura. Sua missão principal é formar leitores desde a primeira infância.



Publicidade