O Festival Literário de Votuporanga - Fliv apresenta na edição de 2022 uma programação especial para crianças e adolescentes com atrações indicadas para público desde a primeira infância, adolescentes e jovens. Para programar as visitas, foram abertas inscrições para escolas de Votuporanga e de outros municípios da região.
Os grupos poderão se cadastrar para as ações realizadas de 15 a 19 de agosto. Além das atividades, as crianças vão poder embarcar em um passeio de trenzinho.
Para receber as crianças, o festival vai contar com a “Estação Flivinho” um espaço temático, que será montado no Assary Clube de Campo, com apresentações teatrais, musicais e contação de história. Conforme explica a arquiteta responsável pela estruturação, Maria Julia Barbieri Eichemberg, o ambiente foi pensado com uma estética divertida e colorida, tendo como a principal referência o “Tangram”, um quebra-cabeças chinês que estimula a construção e, consequentemente, a criação de significado para as coisas. “A linha principal partirá de um alfabeto lúdico, cheio de pequenos elementos que criam palavras, formando uma série de entendimentos, transformando a leitura e estimulando a criatividade”, conta Julia, que também é professora da Unifev, uma das apoiadoras do evento.
O 12º Fliv será realizado de 13 a 21 de agosto e vai oferecer centenas de atividades culturais gratuitas. Entre as atrações estão rodas de bate-papo com escritores, palestras, oficinas criativas, exposições, sessões de cinema, espetáculos teatrais, de dança e muita música.
Depois de dois anos com edições on-line, por causa da pandemia, a edição de 2022 volta no formato presencial e celebra a importância da leitura para as crianças. “Tudo a nossa volta será motivo de celebrar: as cores do céu, as histórias, a música, o circo, o teatro e a leitura. Tudo conduzido pelos sorrisos de nossas crianças. Coloque na mochila e nos bolsos esperança de dias incríveis, uma salpicada de aventura, muitas colheres de diversão e abraços de montão!”, antecipou Janine Rodrigues, escritora, educadora e curadora do Fliv.
Para agendar a visita de caravanas escolares basta entrar em contato com a Secretaria de Cultura pelo telefone: (17) 3405- 9670 – ramal 210.