Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Debate pluralidade de temas em espetáculos

A 18ª edição do ‘Festival Em Janeiro Teatro Para a Criança é o Maior Barato’ terminou com sucesso de público

Publicado em: 29 de janeiro de 2024 às 18:58

A 18ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato”, da Cia. Fábrica de Sonhos, realizado em São José do Rio Preto (SP), terminou no domingo (28/1), com recorde de público no Teatro do Sesi Rio Preto, durante a apresentação gratuita do espetáculo interativo “Detetives do Espavô”. A peça sobre o combate às fake news (notícias falsas) é o resultado de um trabalho desenvolvido pelas companhias Trupe Dunavô e Grupo Esparrama, ambas de São Paulo.



Considerado um dos maiores festivais voltados à promoção e ao debate em torno do teatro feito para crianças no Brasil, o “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato” é realizado pela Cia. Fábrica de Sonhos e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com recursos do Programa de Ação Cultural São Paulo (ProAC) – Edital 40/2023, e conta com apoio do Sesi São Paulo, Uniodonto, Açúcar Guarani e Cotuba.



Durante os 11 dias do festival rio-pretense, 14 espetáculos foram apresentados em dois espaços multiculturais: Teatro do Sesi Rio Preto e Espaço Fábrica de Sonhos. Todos contaram com interpretação simultânea em libras. A curadoria do “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato”, foi realizada pelo ator, cenógrafo, iluminador e diretor Guido Caratori, da Cia. Fábrica de Sonhos, e pelo professor, ator e diretor Eduardo Catanozi. Entre os principais temas abordados pelos grupos selecionados pela dupla de curadores estão: a magia e a tradição da arte circense, preservação ambiental, empoderamento feminino, cultura popular, liberdade de escolhas, combate às fake news, multiverso e releituras de clássicos infantis.



“A 18ª edição do ‘Festival Em Janeiro o Teatro para Criança é o Maior Barato’ foi um sucesso e atingiu seu principal objetivo que é oferecer acesso pleno e democrático às artes cênicas a toda a população. A seleção dos 14 espetáculos tem grande parcela nessa grata repercussão do festival com plateias lotadas. A curadoria teve a sensibilidade em escolher peças com temáticas potentes e que mostra a pluralidade de assuntos das produções realizadas para toda a família pelas companhias brasileiras”, destaca a atriz, produtora e gestora cultural, Drica Sanches, que é coordenadora do Festival.



Ainda de acordo com Drica, cada coletivo participou de uma atividade formativa, em formato de podcast, gravada em um estúdio ambientado no Espaço Fábrica de Sonhos. Essas atividades estarão disponíveis no Youtube da Cia. Fábrica de Sonhos a partir do dia 15 de fevereiro. A mediação dos podcasts “Diálogos Sobre a Cena” foi realizada pelo crítico teatral Dib Carneiro Neto, especialista em teatro para crianças, e contou com a participação dos grupos teatrais, curadores e a apresentação do jornalista e assessor de imprensa do festival, Luciano Moura. Mais informações pelo sitewww.festivaldejaneiro.com.

Exposição e gastronomia


O Espaço Fábrica de Sonhos foi palco também para a exposição de fotos feitas durante as edições anteriores do “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato”. A mostra foi assinada pelos fotógrafos Luiz Áureo e Victor Natureza, ambos integraram a equipe de Comunicação da 18ª edição.



Já a gastronomia do festival foi assinada pelo restaurante Ocupa Cozinha e Bar, que fica na Barra Funda, em São Paulo. O restaurante de comida brasileira, dos sócios Nicolas Caratori e Daniela Sfeir, é sede também do projeto social Cozinha PCA (Participação, Coletividade e Ação), que completa três anos em junho de 2024. O projeto já distribuiu mais de 30 mil refeições para a população em situação de vulnerabilidade social na Capital, desde a sua fundação em junho de 2021.

Publicidade