Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Fliv 2025 reúne mais de 70 mil pessoas

Edição histórica de 15 anos em nove dias de cultura, arte e emoção em Votuporanga

Publicado em: 19 de agosto de 2025 às 10:00

Fliv 2025 reúne mais de 70 mil pessoas
Durante nove dias, o Fliv (Festival Literário de Votuporanga) reuniu uma intensa programação multicultural gratuita que consolidou o evento como uma das maiores celebrações artísticas do interior paulista.

Com mais de 600 atividades multiculturais, o Parque da Cultura sediou, de 8 a 16 de agosto, a edição especial de 15 anos que teve como tema “Que histórias nos pertencem nessa travessia tecnológica?”.

O público pode aproveitar literatura, música, teatro, contação de histórias, oficinas, cinema, mesas literárias, arte e educação para todos os gostos e idades.

Mais do que um evento, o Fliv tornou-se em 2025 patrimônio cultural imaterial de Votuporanga, capaz de formar novos leitores, fortalecer a cena artística e projetar a cidade no cenário nacional. A iniciativa partiu do COMDEPHAACT (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio, Artístico, Arquitetônico, Artístico, Cultural, Turístico e Natural de Votuporanga), vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo.

A organização calcula que 73 mil pessoas passaram pelo Parque da Cultura ao longo dos nove dias, entre caravanas escolares da cidade e região, visitantes e público geral presente nas oficinas, atividades e mesas literárias, nos períodos da manhã, tarde e noite.

Cibeli Moretti, jornalista e idealizadora do Fliv, compara o festival ao ciclo de vida de uma pessoa e que tende a chegar ao pleno reconhecimento, solidez e grandeza.

“Cada edição traz uma novidade, um olhar diferente para a atualidade, sempre abordando temas importantes que precisamos discutir. Eu vejo o Fliv como um adolescente que caminha para a maturidade e só tende a crescer. Ter um evento desse porte em Votuporanga, dentro de um parque, com a gestão pública apoiando em todos os sentidos, me deixa muito feliz. Olhar para trás e lembrar do festival pequenininho, e agora ver tanta gente mobilizada, sentindo-se pertencente a algo tão grandioso, é emocionante.”

A chefe de departamento de Cultura e também idealizadora, Marinês Manhani, explicou que o festival ofertou atividades gratuitas para todas as idades, desde as primeiríssima infância até para os idosos. Além disso, em sua opinião, o festival já conquistou seu espaço na sociedade.

“O Fliv é muito relevante para Votuporanga, para toda a região e até para o Estado. O nosso grande objetivo é formar uma cidade de leitores – e agora ampliamos essa missão para a região e o Estado. ‘Contaminar’ as crianças pelo gosto da leitura é a nossa maior meta, e acredito que conseguimos atingi-la, trazendo todo mundo para viver esse festival”, disse.

A secretária de Cultura e Turismo, Janaina Silva, analisa que é difícil encontrar palavras para descrever os nove dias de festival.

“O sentimento é de muita alegria e gratidão. O público mais uma vez compareceu, e nem mesmo o frio intenso, incomum para a nossa região, afastou as pessoas. Recebemos quase 20 mil alunos das redes municipal, estadual e particulares de Votuporanga e toda a região, além do público das entidades assistenciais de Votuporanga. Para nós, é essencial que a escola esteja dentro do Fliv. Por isso incentivamos e ajudamos os professores a se prepararem para levar esse trabalho para a sala de aula e atingir nossos alunos. Isso é formar leitores para o futuro.”

O prefeito Jorge Seba também está satisfeito com o alcance do Fliv a nível municipal e regional. “O Fliv reflete tudo o que a nossa população vive em relação à cidade e à administração municipal. Estamos respirando um progresso nunca visto antes em todas as áreas. Passei a semana aqui com meu gabinete, foi fascinante. E já adianto: no próximo ano quero ainda mais, porque é aqui que encontro as pessoas e sinto, de perto, o quanto esse festival pertence a todos nós.”

Shows de peso – artistas renomados agitaram o palco principal

Grandes nomes da música passaram pelo palco principal do Parque da Cultura, durante o Fliv.

O festival deste ano foi aberto em grande estilo no aniversário da cidade (8/8) com as orquestras Bachiana Filarmônica SESI SP e Facmol encantando o público na abertura oficial do festival, numa apresentação emocionante que uniu erudição e brasilidade.

Na noite seguinte (9/8), nem mesmo o frio afastou a população do Fliv. Toni Garrido, com sua voz marcante e energia vibrante, trouxe o suingue do reggae e da MPB para aquecer a noite de sábado.

No domingo (10/8), teve o show de Renato Quase Russo, que trouxe os principais sucessos da banda Legião Urbana.

Na quinta-feira (14/8), o ícone da música caipira e da poesia popular, Renato Teixeira, emocionou o público com clássicos que atravessaram gerações.

Já na sexta-feira (15/8), o grupo Os Originais do Samba agitou a plateia com samba de primeira, combinando irreverência, talento e tradição para transformar o samba em alegria contagiante desde os anos 1960.

Para fechar o evento com chave de ouro, o cantor Di Ferrero, ex-vocalista da banda NX Zero, subiu ao palco na noite de sábado (16/8), com uma apresentação cheia de atitude, nostalgia e novas sonoridades, tornando a noite inesquecível, refletindo o espírito vibrante e inovador do festival.

Depois das apresentações, o palco praça recebia os músicos de Votuporanga e região, com muita música e atrações de qualidade..

Literatura em destaque – escritores nacionais, internacionais e talentos regionais encantam o público

O Fliv 2025 ainda contou com a presença de escritores e palestrantes renomados nacional e internacionalmente, além de autores locais e regionais que também encantaram com suas histórias e trajetórias.

Dentro da programação, a escritora, narradora e pesquisadora das infâncias Kiara Terra, que também foi uma das curadoras do festival deste ano, ministrou uma capacitação para professores da rede municipal.

A escritora Blandina Franco e o ilustrador José Carlos Lollo, homenageados neste ano no festival, participaram de mesas literárias e ainda visitaram algumas escolas municipais de Votuporanga.

Representantes do IBEAC (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário), homenageado nesta edição do festival, também estiveram participando de mesas literárias.

Fliv 2025

O Fliv contou com o apoio da Câmara Municipal de Votuporanga, Sebrae, Sesi, Saev Ambiental, Neo energia, SP Leituras, Siseb, APPA Difusão Cultural, Difusão Cult SP, Idg e Pontos MIS.

Patrocínio de Starb, Pacaembu, Flash Net Brasil, Uniodonto, Usina Santa Adélia, Cantóia e Figueiredo Empreendimentos, Noromix, Cincor Tintas e Oral Sin Implantes Votuporanga.

O festival ainda teve fomento do Proac SP por meio de (ICMS) da Itamarati, Guaraná Poty, R2 Pharma, Proença Supermercados, Monte Santo Logística, Vip Forros, Porecatu Supermercados, Grupo HSA, JJ Vieira, Frulev e Santa Cruz Rede de Supermercados. Promoção: TV TEM. Realização: Unifev, Sesc, Senac, Prefeitura de Votuporanga, Tudo Vira Cult SP, Governo do Estado de São Paulo.

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade