A 15ª edição do Festival Literário de Votuporanga (Fliv) segue com programação diversificada e gratuita no Parque da Cultura, contemplando atividades para todas as idades. Na segunda, terça e quarta-feira, dias 11, 12 e 13 de agosto, oficinas, espetáculos, encontros, literatura, música e ações interativas tomam conta dos espaços do Parque da Cultura, reforçando a proposta do evento de transformar arte, educação e convivência. Com ações espalhadas pelo Fliv e Flivinho, o evento ocupa de forma integral o Parque da Cultura, transformando o espaço em um grande circuito de literatura, arte e convivência.
Segunda (11/8)
O dia começa cedo com as caravanas escolares com alunos das escolas públicas e particulares de Votuporanga e das cidades no entorno. O receptivo fica por conta da Cia. Aliteatro, que recepciona o público das 7h30 às 16h, com jogos, dinâmicas circenses, musicalização e a irreverência dos palhaços. Entre as primeiras atividades, o Festival promove as contações de histórias “História de um Cavaquinho”, com Rafael de Barros, e “Histórias de Brincar”, com Fernanda Munhão. A programação infantil se mantém ao longo do dia, com apresentações como “O Menino de Trás do Circo” (Cia. Apocalíptica) e “Histórias pra Cantar, Músicas pra Brincar” (Cia. A Hora da História).
O público poderá participar de oficinas variadas, incluindo hip hop, robótica e tecnologia, compostagem e educação ambiental, iniciação musical com instrumentos como violino, violão, percussão e cello. No Espaço Senac, acontecem oficinas como escrita afetiva e autobiográfica, fotografia com celular, estratégia de gestão, realidade virtual e customização de moda.
O Cine Fliv, às 19h30, recebe a Mesa dos Homenageados – Leitura e Primeira Infância, reunindo Bel Santos Mayer, Blandina Franco, José Carlos Lollo e Sérgio Condeço (Portugal), com mediação de Kiara Terra. No período noturno, o destaque vai para o espetáculo O Circo do Futuro, no Circo Show Fliv, e para as apresentações musicais da Camerata Villa-Lobos e do Coral Canto Livre da Escola Municipal de Artes, no Palco Principal.
Terça (12/8)
No quinto dia de Festival, as atividades começam às 8h30, no Espaço Escritores, com Vivências Musicais – Musicalização Infantil, Cultura e Família, conduzida por Eva Moreira, que convida crianças e familiares a experimentarem sons, ritmos e melodias de forma lúdica. Das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30, no Cine Fliv, Kiara Terra ministra a Formação de Professores HTPC, voltada ao aprimoramento pedagógico e à mediação de leitura. No mesmo horário, as Oficinas Fliv oferecem a atividade Compostagem e Educação Ambiental, aberta ao público de todas as idades.
À tarde, às 14h, a Biblioteca Flivinho recebe a contação História do Nosso Povo, com a Cia. A Hora da História, enquanto a Prefeitura de Votuporanga promove, no mesmo horário, uma Roda de Conversa sobre Saúde Mental com o médico do trabalho José Augusto Ressignelli de Lima. Às 15h30, o Cine Fliv apresenta Cancioneiro dos Afetos e Meu Quintal é Maior que o Mundo, com Kiara Terra e Rafael de Barros, unindo música e narrativa.
À noite, às 19h30, o Cine Fliv sedia a mesa “A voz das mulheres – Feminismo e Literatura”, com Nicole Aun, Sidinéia Chagas e Silvani Chagas, discutindo a representatividade feminina nas letras e na sociedade. Encerrando o dia, às 20h, o Palco Principal recebe a Banda Musical Zequinha de Abreu, com um repertório que celebra a tradição e a diversidade musical brasileira.
Quarta (13/8)
Na quarta-feira (13/8), começando também às 8h, o Circo Show Fliv abre o dia com Contos em Cantos – Histórias que a Sorte Traz, seguido, às 9h, pela oficina Robótica e Tecnologia, ministrada por Luciano Junior, na Biblioteca Oficina. Às 10h e novamente às 15h, o público poderá conferir a Narração Especial Ilustrada ao Vivo – “O desenho, a palavra e a história”, com Kiara Terra, Blandina Franco e José Carlos Lollo, também no Circo Show Fliv.
No início da tarde, das 13h às 14h, o Circo Interativo Fliv recebe a vivência de Palhaçaria, com Letícia Mirele e Álvaro Rovares. Às 14h, a Biblioteca Flivinho sedia o Viagem Literária – Literatura Afro-Brasileira, com o grupo Agbalá Conta, enquanto no mesmo horário, na área de Editoras e Livraria, ocorre a oficina de Iniciação em Violino, com a professora Mariane Lagoin.
A programação segue às 17h no Cine Fliv, com bate-papo com o autor Fabio Schunck sobre o livroAs Aves no Sesc Bertioga. Às 18h, o Palco Sesc recebe o espetáculo O Pequeno Príncipe, encenado pelo Coletivo de Artistas Passarim de Palco. Encerrando o dia, às 19h30, o Cine Fliv promove a mesa “Quem tem medo ou está fascinado pela Inteligência Artificial, põe o dedo aqui”, com Bruno Souza de Araújo e Raywall Malheiros de Souza, abordando reflexões e provocações sobre as potencialidades e desafios da IA.
A programação completa você encontra no
site do Fliv.