Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Mário Sérgio Cortella da dicas de liderança

Ele palestrou no último do Congresso de Gestão Internacional da APAS 2016, no Expo Center Norte

Publicado em: 07 de maio de 2016 às 08:52

Mario Sergio Cortella, filósofo, mestre e doutor em educação, professor titular atuante há mais de trinta anos pela PUC-SP, palestrou no último do Congresso de Gestão Internacional da APAS 2016, no Expo Center Norte, em São Paulo. Cortella abordou as competências essenciais na arte de liderar, destacando as principais características que os grandes gestores precisam ter frente ao cenário econômico desafiador que o País vive.

O professor deu dicas para empresários do setor superaram as instabilidades que o Brasil passa neste momento. “Nosso País vive um momento febril. Como a grande maioria de todas as patologias humanas, para que haja a cura, é preciso que o motivo da febre seja identificado. Precisamos enfrentar as doenças para encontrarmos a cura”.

Segundo Cortella, são nestes momentos desafiadores que vemos quem é competente ou não. Nessas horas que os bons líderes devem separar os médios dos melhores para potencializar a equipe de funcionários. “Oportunidade significa saber aproveitar os ventos favoráveis e encontrar novas saídas. Significa unir as forças de quem está disposto a usá-las. A sorte segue a coragem daqueles que enfrentam seus medos e sabem aproveitar todos os momentos”.

Cortella explicou que verdadeiros empreendedores são aqueles que desfrutam de todas as oportunidades com audácia, traçando estratégias e estudando as medidas necessárias. Outro ponto abordado durante o debate pelo filósofo foi o medo. “Ter medo é essencial para que o líder seja cauteloso. O medo coloca as pessoas para agir e pensar em soluções. Mas, é preciso lembrar que medo e pânico são coisas diferentes. Pânico é a incapacidade da ação medo o estado de alerta”.

Neste cenário desafiador, o que também distingue os bons líderes é a característica daqueles que aproveitam o atual momento para realizarem grandes mudanças. “Coragem não significa ausência de medo, mas capacidade e vontade de enfrentá-lo”. Outras duas importantes qualidades de uma boa liderança são a paciência e insatisfação positiva. “Paciência é um princípio básico e necessário para os bons gestores. Saber a hora certa de agir é fundamental para a tomada correta de decisões. Paciência não é sinônimo de lerdeza, mas de sabedoria. A insatisfação positiva é a qualidade de sempre querer mais e melhor não a qualquer custo e não só para si, mas para todos. Líder é aquele que quando cresce, os outros crescem também”.

Outro ponto importante do debate foi a discussão sobre a excelência – a capacidade de buscar ultrapassar limites. Cortella argumentou “a grande maioria das pessoas acomoda-se com suas obrigações, achando que fazê-las significa atingir o limite de uma ação bem feita. Pelo contrário, devemos ter a obrigação como ponto de partida, não de chegada. Alimentar a síndrome ‘vou fazer o possível’ é estagnar-se. Precisamos sempre pensar que daremos o nosso melhor em tudo que fizermos. Tenham como princípio fundamental: faça o seu melhor dentro de todas as condições e incline-se sempre a lutar para que elas melhorem”.

Para Cortella, as cinco características fundamentais para a o desenvolvimento de uma liderança eficiente são: manter a mente aberta a aprender novas coisas; elevar as equipes lideradas para fazer com que todos os colaboradores andem juntos em prol de um mesmo objetivo; inovar a obra, isto é, evitar as certezas, buscar pela inovação e atualização constante, recusando o enferrujamento das práticas; recrear o espírito, assumindo os compromissos da liderança com alegria, comemorando as grandes conquistas e trazendo o prazer para o espaço de atividades. Por último, empreender o futuro, fazendo presente as possíveis oportunidades e direcionando-se à capacidade de agir e solucionar, nutrindo a esperança do verbo esperançar e não esperar acontecer.

A participação de Mario Sergio Cortella na 32ª APAS 2016 foi como uma injeção de ânimo para todos os varejistas e supermercadistas participantes do evento. O professor deixou como lição para os empresários pensar o não óbvio, lutar para vencer honestamente, ter paciência para saber esperar o momento certo sem se acomodar com o mínimo, ter coragem e medo como válvulas para agir, evoluir sempre, para que nunca se acredite que não é preciso adquirir mais conhecimento.

Alinhado ao principal tema da APAS 2016, “Perspectivas e Oportunidades”, Mario Sergio Cortella mostrou que ambas estão aí para todos os empresários, mas só farão uma liderança eficiente aqueles que souberem aproveitá-las.



Publicidade