Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Chineses pegam hidrelétricas Ilha Solteira e Jupiá

Consórcio passa a comandar geração de energia nas principais usinas da região

Publicado em: 30 de junho de 2016 às 20:02

A Companhia Energética do Estado de São Paulo (CESP) deixa o comando da usina de Ilha Solteira, e também o de Jupiá, no final da noite desta quinta-feira (30). À meia-noite de sexta-feira (1º), já assume a chinesa China Three Gorges (CTG), que venceu o leilão de concessão das duas hidrelétricas.



Apesar de ter vencido o leilão no final de novembro do ano passado e assinado o contrato de concessão em janeiro de 2016, a CTG acertou com a CESP um período de transição de seis meses, conforme previa o edital, e que se encerra nesta quinta-feira.

Com a passagem de comando, chega ao fim a era da CESP em Ilha Solteira. A empresa foi responsável não só pela construção da usina, mas também pela cidade de Ilha Solteira, e teve forte presença na sua administração até a emancipação.

A CTG, que passará a controlar a usina de Ilha Solteira, é dona da maior hidrelétrica do mundo, a de Três Gargantas, na China. Em 2011, a empresa adquiriu 21,36% da Energias de Portugal (EDP). No Brasil, a subsidiária da CTG está presente desde 2013, com participação em 3 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos. Em agosto, adquiriu também as participações da Triunfo na Rio Verde, Rio Canoas e TNE.


Funcionários - Na reta final dessa transição, funcionários, Sindicato, CESP e CTG chegaram a um acordo, onde 217, dos 242 funcionários das duas usinas, decidiram deixar a estatal e migrar para a empresa chinesa, com garantia de receberem as indenizações.

Segundo apurou o ilhadenoticias.com, os 25 restantes tem até esta quinta para decidirem se migram apara a CTG. Quem não aceitar, continua na CESP, com a garantia de que todos tenham o destino correto dentro da estatal.





(Ilhadenoticias)

Publicidade