Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Preço alto da carne aumenta venda de peixe

Pesquisa da APAS constata mudança de hábito do consumidor

Publicado em: 15 de junho de 2016 às 06:21

O consumidor brasileiro que busca alternativas para substituir a carne vermelha no cardápio com o objetivo de adequar as despesas do orçamento doméstico deve prestar atenção no peixe. De acordo com um levantamento feito pela APAS - Associação Paulista de Supermercados -, com base nos dados do IPCA/IBGE, a carne de peixe está entre os gêneros alimentícios com as maiores quedas de preço no país nos últimos 12 meses.

O quilo do peixe peroá, também conhecido como porquinho, apresentou uma redução de 33% no período de abril/2015 a abril/2016. A carne de pintado caiu 11,78% e o dourado, 8,09%. O preço da cavalinha e badejo também tiveram queda de 1,20% e 0,61%, respectivamente.

Segundo gerente de economia e pesquisas da APAS, Rodrigo Mariano, a troca de produtos por outros mais em conta é uma das estratégias que o consumidor adota e que trazem mais resultados para o bolso. “O consumidor tem a tendência de pesquisar preços e substituir aqueles produtos que possam impactar no orçamento familiar. Já percebemos em outras ocasiões a troca da carne bovina pela de aves ou até suína. Com as quedas no preço dos peixes em nível nacional, esta pode ser uma boa alternativa para a alimentação do consumidor e de sua família”, diz.

Bom para o bolso e para a saúde

As vantagens de trocar a carne bovina por carne de peixe vão além da economia em tempos de instabilidade. De acordo com a nutricionista especialista em nutrição clínica e doenças crônicas não transmissíveis, Manoela Ramalho, substituir a carne vermelha por peixe ou mesmo inclui-la com mais frequência no cardápio só traz benefícios à saúde. “A carne de peixe é rica em vitaminas, tem muito menos gordura saturada e possui ácidos graxos tipo w3 e w6 que funcionam como protetores para o sistema cardiovascular, isso a torna mais saudável que carne vermelha”, conclui.



Sobre a APAS –A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.340 associados, que somam mais de 3.036 lojas.

Publicidade