O Procon de Votuporanga, unidade vinculada à Secretaria da Cidade, atendeu 3.342 pessoas no primeiro semestre deste ano. O órgão de Defesa do Consumidor é o único na Comarca e atua administrativamente, o que contribui para a desjudicialização de conflitos nas relações de consumo.
Os dados apontam que 35,70% estão relacionados a serviços essenciais (telefonia, água, energia elétrica, serviços postais e transporte), o que corresponde a 1.193 atendimentos. O setor financeiro aparece em segundo lugar na demanda do Procon. Foram 853 casos, com 25,52% do total. Problemas envolvendo produtos ficaram na terceira colocação, com 676 atendimentos e 20,23%.
O restante da atuação do órgão envolve setores de saúde, serviços privados, habitação e alimentos. Segundo a supervisora de atendimento do Procon, Priscila Quatrini, o total de atendimento se mantém na média dos últimos anos, com ligeiro acréscimo no setor financeiro. “O momento de crise econômica impactou no orçamento das pessoas. Muitos consumidores têm procurado renegociação de dívidas ou até mesmo cancelamentos de contratos”, disse a advogada.
O balanço das atividades aponta ainda elevação do consumo via internet. Problemas nas compras levaram 88 pessoas ao Procon. Também merece destaque as negociações por telefone que motivaram atuação do órgão em 486 casos.O Procon – órgão da Secretaria da Cidade – atende na rua São Paulo, 3741, das 9 às 15 horas. O telefone para informações é 17-3422-8930.