Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga ocupa a 10ª colocação no ranking do Índice de Bem-Estar

O levantamento inédito foi realizado pelo Observatório das Metrópoles e coordenado pela UFRJ

Publicado em: 27 de setembro de 2016 às 19:16

Votuporanga ocupa a 10ª colocação no ranking do Índice de Bem-Estar
Votuporanga ocupa a 10ª colocação no ranking do Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu). O levantamento inédito foi realizado pelo Observatório das Metrópoles e coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), considerando todos os municípios do Brasil. É mais uma pesquisa que coloca a cidade das brisas suaves em posição de destaque no cenário nacional.

O estudo foi divulgado nesta terça-feira (27/9) e repercutido por diversos veículos de comunicação do Brasil. O município aparece com índice de 0,931. A pesquisa mediu o bem-estar nos 5.565 cidades do país. Buritizal é a campeã nacional (0,951). Na 5.565.ª posição, o pior índice é de Presidente Sarney (MA), com 0,444. Dos dez primeiros colocados, nove são do Estado de São Paulo e apenas a cidade de Antônio Prado de Minas é de Minas Gerais, na 9ª posição.

O Ibeu Municipal avaliou cinco indicadores de qualidade: mobilidade urbana, como o tempo de deslocamento de casa para o trabalho; condições ambientais (arborização, esgoto a céu aberto, lixo acumulado); condições habitacionais (número de pessoas por domicílio e de dormitórios); serviços coletivos urbanos (atendimento adequado de água, esgoto, energia e coleta de lixo) e infraestrutura.

Dos cinco requisitos, Votuporanga apresentou condições muito boas (que é considerada a mais alta) em quatro deles. O melhor foi em serviços coletivos urbanos, com o índice 0,993 (o máximo é 1). Segundo o prefeito Junior Marão, isso se deve ao fato de Votuporanga ter 100% de abastecimento de água e 100% de esgoto coletado e tratado, além de investimentos em iluminação pública e na coleta de lixo.

Outra área que se destacou foi a de condições ambientais, cujo índice atingiu de 0,988. Marão enfatiza o trabalho de arborização desenvolvido pela Saev Ambiental nos últimos anos. “Votuporanga é a 7ª colocada no ranking ambiental paulista, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, justamente pelas ações voltadas para a área do meio ambiente”, completou.

A cidade ainda apresentou condições muito boas nos indicadores Condições Habitacionais (0,933) e Mobilidade Urbana (0,973). "Tivemos investimentos importantes nos últimos anos. São cerca 2 mil casas entregues pelo Programa Minha Casa, Minha Vida e outras centenas pela CDHU. E também investimos no transporte público, melhorando os serviços, o número de linhas, as condições dos ônibus e, principalmente, com passagens a preços acessíveis”, disse.

Publicidade