Depois de dois anos consecutivos observando queda no faturamento, os empresários supermercadistas puderam sentir ligeira retomada de crescimento do setor. De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (APAS), o Faturamento Real dos supermercados no estado de São Paulo em 2017 (deflacionado pelo IPS - APAS/FIPE), no conceito de mesmas lojas (que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses), apontou um crescimento de 2,08%, em comparação a 2016.
Já no conceito de todas as lojas (que considera todas as unidades criadas no período pesquisado), a alta no acumulado de 2017 foi ainda maior e chegou a 5,01%. O mês de dezembro, apresentou crescimento de 7,04% em relação à 2016 – bom desempenho, já que para o mesmo mês de 2016 o resultado foi de -2,08%.
Outro ponto de destaque na análise da APAS foram as vendas no mês de dezembro. “Em um cenário mais otimista, a Associação projetava um crescimento de 2,5% no último mês de 2017. O empenho se mostrou superior, com aumento nas vendas na ordem de 3%”, contou Thiago Berka, economista da APAS.
O Faturamento Nominal dos Supermercados no estado de São Paulo, no acumulado de janeiro até dezembro de 2017, apresentou alta de 2,50% no conceito de mesmas lojas. Já no conceito de todas as lojas, a alta foi de 5,41% no acumulado do ano.
Desempenho das vendas no período de festas (mês de Dezembro) Tradicionalmente o mês de dezembro é o melhor para o setor supermercadista em volume de vendas e faturamento. No último mês de 2017, o ticket médio aumentou 2,67% no comparativo com 2016, enquanto o volume de vendas aumentou 1,4%, o que, para o economista da APAS, significa que o consumidor comprou produtos de maior valor.
“O consumidor buscou não aumentar muito a cesta de produtos, porém, fez uma seleção de itens de maior valor agregado, pois, em dezembro nos supermercados, houve inflação de 0,27%, em São Paulo de acordo com o indicador IPS, medido pela APAS/FIPE”, explicou Berka.
Outro fator que demonstrou o bom desempenho em dezembro foi a melhoria da produtividade. “Tanto os índices de faturamento porcheckout(caixa de supermercado) e por metro quadrado aumentaram, respectivamente, 2% e 3,3%, permitindo manter políticas de preço competitivas como foi uma constante nos últimos três meses do ano”, concluiu o economista.
Expectativas 2018 Se 2017 foi um ano de leve retomada da economia para os supermercados paulistas, 2018 promete ser ainda mais favorável. Para a APAS, a expectativa de crescimento ao final deste ano, no conceito de mesmas lojas, é de 2,5% a 3%. Caso esta previsão realmente aconteça, será possível que o setor supermercadista recupere as perdas acumuladas em 2015 e 2016.
Apesar do otimismo, o economista da APAS aponta um fator essencial que pode se configurar em riscos para o crescimento do setor em 2018:a recuperação do nível de emprego. “Os 12 milhões de desempregados geram um efeito de repressão na demanda muito grande na economia. Este será o principal termômetro do ano para o setor supermercadista no ano”, finaliza Berka.
Nota Metodológica O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo, os quais possuem uma representatividade de 85% do setor supermercadista. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.
Sobre a APAS– A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.415 associados, que somam mais de 3.160 lojas.