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VENDAS AUMENTAM 11,29% NOS SUPERMERCADOS

Crescimento demonstra melhoria na economia do país. Interior esta melhor

Publicado em: 09 de maio de 2018 às 06:52

VENDAS AUMENTAM 11,29% NOS SUPERMERCADOS
O Faturamento Real dos supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE), no conceito de mesmas lojas – que consideram as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses – apresentou crescimento de 11,29% no mês de março, em relação ao mesmo período do ano passado. Se considerarmos apenas o primeiro trimestre de 2018, as vendas tiveram alta de 5,25%.

Já no conceito de todas as lojas – que consideram todas as unidades criadas no período pesquisado – o resultado foi ainda melhor. No comparativo do mês de março de 2018 com março de 2017, a alta foi de 13,52%. Nos primeiros três meses deste ano o crescimento foi de 6,86%.

“Estes resultados são reflexo da queda do desemprego de 2017/2018. No trimestre móvel do IBGE, de dezembro a fevereiro (dados mais atuais), 12,6% da população estava desempregada, uma queda de 0,6% em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso ajuda no crescimento da confiança e aumento de pessoas com dinheiro para gastar”, explicou o economista da APAS, Thiago Berka, que ainda completou. “O cenário deflacionário dos últimos nove meses também contribui para manutenção do poder de compra em alta por parte dos empregados beneficiando as vendas.”

Comparação anual do mês da Páscoa

A Páscoa, com diferença de 15 dias de 2018 (1º de abril) para 2017 (16 de abril), foi um fator que ajudou a alavancar os resultados acumulados do trimestre. A análise comparando os meses de Páscoa não muda o cenário de força nas vendas observado no estado de São Paulo para o setor do varejo alimentar, demonstrando ainda a importância da Páscoa, que se mantêm como segunda melhor data para boa parte das lojas atrás apenas do Natal.

No conceito mesmas lojas, o crescimento de vendas no comparativo dos meses de Páscoa (abril/17 x março/18) foi de 7,64%, enquanto que em todas as lojas foi de 9,62%. Quando consideramos o crescimento no comparativo de março de 2018 com o mês anterior, o aumento chegou a 17,27%, resultado que só acontece no Natal (dezembro contra novembro).

O ticket médio do mês de Páscoa teve um aumento de 0,63%. Por outro lado, o número de unidades de itens vendidos subiu quase 8%. “Isso é um claro efeito da estabilidade de preços que permite aos consumidores aumentarem o volume da sua cesta de Páscoa em quantidade, conseguindo pagar praticamente o mesmo valor. De qualquer forma, os resultados surpreendem pela força tanto na projeção da APAS quanto dos próprios associados, que observaram a demanda bastante consistente ao longo do mês de março”, avaliou o economista da APAS.

Desempenho por Região

Campinas e Grande São Paulo finalmente responderam nas vendas do setor. A Grande São Paulo, que envolve a capital, ABCD, região de Mogi das Cruzes, Osasco e Guarulhos, teve, na comparação do mês de Páscoa, 5,50% de aumento nas vendas, enquanto Campinas chegou a 5,13%. O destaque ficou novamente com o interior, que cresceu 10,51%, o que fez o trimestre fechar em 7,59%.

“Com uma concentração de indústrias alta e resiliência em relação às atividades econômicas, a melhoria no emprego industrial explica os bons resultados do setor na região”, observou Berka.

Informações adicionais: outros deflatores e faturamento nominal



O Faturamento Real dos Supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPCA/IBGE), em março 2017 contra 2018, no conceito de mesmas lojas, ficou com aumento de 6,89%. No conceito de todas as lojas, apresentou evolução de 9,03%.



Já o Faturamento Nominal dos Supermercados no estado de São Paulo, em março de 2017 contra março de 2018, apresentou aumento de 9,75% no conceito de mesmas lojas e a alta foi de 11,95% em todas lojas.



Nota Metodológica:o Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo, os quais possuem uma representatividade de 85% do setor supermercadista. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.

Sobre a APAS –A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.445 associados, que somam mais de 3.256 lojas.

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