O Procon de Votuporanga, órgão da Secretaria da Cidade, divulga nesta sexta-feira (15) a Lista de Reclamações Fundamentadas com o cadastro das reclamações em que é possível saber se o fornecedor resolveu ou não os problemas que os consumidores registraram junto ao Procon.
O cadastro é elaborado pela Fundação Procon-SP, com base nos registros de todas as unidades do Estado. Todas essas informações são reunidas no sistema de dados (Sindec), gerido pelo Ministério da Justiça.
A divulgação simultânea deste ranking pelos Procons é uma das ações alusivas ao Dia do Consumidor (15 de março), em cumprimento ao que determina o Código de Defesa do Consumidor.
“A divulgação da lista se tornou um marco das conquistas dos consumidores. A classificação das reclamações como atendidas demonstra que a empresa solucionou o problema do consumidor. Já os casos não atendidos, são uma demonstração de que a empresa desperdiçou a oportunidade de solução administrativa e, infelizmente, esses conflitos serão judicializados”, disse Andréa Isabel da Silva Thomé, diretora do Procon de Votuporanga.
Palestras Ainda em comemoração ao Dia do Consumidor, o Procon de Votuporanga, o INSS e a Secretaria Municipal de Assistência Social farão uma palestra no Centro de Convivência do Idoso, da Vila Paes, às 9h30, nesta sexta-feira (15/3).
“Durante toda a semana, percorremos os Cras Leste, Norte e Sul para orientar a população sobre os cuidados no momento da contração de empréstimos consignados, refinanciamentos (troca com troco), lançamentos indevidos nos benefícios (contribuição) não autorizados pelos beneficiários, além de consumo consciente e outros direitos”, explicou a diretora do órgão, Andrea Thomé.