Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

TELEFONIA LIDERA RECLAMAÇÕES NO PROCON DE VOTUPORANGA

Órgão de Defesa do Consumidor comemorou data com divulgação de lista

Publicado em: 15 de março de 2019 às 18:52

TELEFONIA LIDERA RECLAMAÇÕES NO PROCON DE VOTUPORANGA
Em Votuporanga, empresas de telefonia se destacam no Top 10 de empresas com mais reclamações no Procon, unidade vinculada à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cidade. Em 2018, 119 processos administrativos foram instaurados no órgão, relacionados a duas empresas de telefonia móvel, que ocupam o 1º e o 2º lugar do ranking municipal.

O cadastro de reclamações fundamentadas, divulgado nesta sexta-feira (15/03), Dia do Consumidor, mostrou que no cenário estadual, no ano anterior, estas empresas também foram as mais reclamadas. A maioria das reclamações se refere a cobranças consideradas indevidas ou abusivas.

O top 10 de empresas com mais reclamações em Votuporanga está disponível no site da Prefeitura, através do link Cidadão - Procon, ou pelo endereço direto da Fundação Procon: http://sistemas.procon.sp.gov.br/reclamacao_fundamentada/?ano=2018.

Ranking Estadual

Em 2018, a empresa Tim passou a liderar o Ranking Estadual de Reclamações Fundamentadas, com um total de 2325 registros, dos quais 1705 foram atendidos e 620 não foram atendidos. Em 2017 ela já estava entre as cinco empresas mais reclamadas, em 4º lugar no ranking geral, e em 3º lugar entre as empresas de telecomunicações. Porém, em 2018, a Tim apresentou um aumento de 32,2% no número de reclamações registradas, o que fez com que ela não só ultrapassasse as demais empresas de telecomunicações, mas também passasse a liderar o ranking geral.

O grupo Vivo/Telefônica ocupa o segundo lugar no ranking estadual paulista pelo segundo ano consecutivo. No entanto, teve seu total de reclamações reduzido de 4.081 em 2017 para 2279 em 2018 (redução de 44,16%), sendo que seu índice de reclamações não solucionadas também melhorou, passando de 44% em 2017 para 35% em 2018.

“É importante observar o índice de resolutividade das reclamações. Isso demonstra comprometimento dos fornecedores que resolvem seus problemas no Procon de Votuporanga. Esperamos que no próximo ano estas empresas deem um passo maior, diminuindo as causas que geram índices quantitativos alarmantes e aprimorem seus canais de atendimento, demonstrando ao consumidor mais eficiência na solução dos problemas”, disse Andréa Isabel da Silva Thomé, Diretora do Procon de Votuporanga.

A unidade local do Procon atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na sede da Secretaria da Cidade, localizada na Rua São Paulo, 3741. O telefone para informações é o (17) 3422-8930.

Publicidade