Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

VENDAS NOS SUPERMERCADOS MELHORAM

APAS comemora aumento de 1,83% em janeiro, comparado ao mesmo mês de 2018.

Publicado em: 21 de março de 2019 às 18:40

O faturamento real dos supermercados no estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE e calculado pela Associação Paulista de Supermercados), no conceito de mesmas lojas – que considera as unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses – apresentou aumento de 1,83% em janeiro, comparado ao mesmo mês de 2018.



Com o bom início de ano nas vendas, o ticket médio (o preço médio por cupom fiscal do consumidor) também apresentou crescimento e subiu 4,44% em janeiro. O mesmo ritmo de elevação foi percebido também nas unidades vendidas por loja, que aumentaram cerca de 4,15%.



“Este crescimento no ticket médio durante o mês de janeiro acompanhou praticamente a inflação acumulada dos supermercados (medida pela APAS/FIPE) que também está pouco acima dos 4%”, explicou o economista da APAS, Thiago Berka.



clip_image002

Fonte: APAS

*IPS: Índice de Inflação dos Supermercados APAS/FIPE



Os supermercados melhoraram a performance de vendas reais por checkout (caixa) e m² em relação a janeiro de 2018. O faturamento por checkout foi de R$ 257.401 neste janeiro, alta de 2,81%, e por m² foi de R$ 2.282, aumento de 0,38%.



“Importante ressaltar que a APAS projeta, para 2019, um crescimento real nas vendas no Estado de São Paulo de 2,7% a 3%. Vale lembrar que, em 2018, o crescimento foi de 2,32% menor que a projeção piso de 2,5%, porém, maior que o reportado pelo Brasil, que foi de alta de 2,07%”, comentou Berka.



Desempenho por Região



Invertendo os resultados dos últimos meses, a Grande São Paulo teve crescimento de 0,87% enquanto a Região de Campinas caiu 0,86%. Novamente o Interior do Estado foi o responsável por manter os números em alta, conquistando a liderança em crescimento de vendas com alta de 2,39%.



clip_image004

Fonte: APAS



Informações Adicionais – Outros Deflatores e Faturamento Nominal



clip_image006

Fonte: APAS



Nota Metodológica: O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no estado de São Paulo através da evolução do faturamento dos Hipermercados e dos Supermercados. A pesquisa é composta por hipermercados e supermercados do estado de São Paulo. Os indicadores são divulgados tanto em caráter de mesmas lojas (que consideram apenas lojas abertas há pelo menos um ano) e de todas lojas (que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado). As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação a reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades e inserção no mercado.



Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.467 associados, que somam 3.294 lojas.




Publicidade