Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

APAS ESPERA MELHORA COM GRANA DO FGTS

Medida foi avaliada de forma positiva pela Associação Paulista de Supermercados

Publicado em: 25 de julho de 2019 às 18:21

O anúncio feito pelo Governo Federal sobre a liberação dos saques de uma fração do FGTS foi avaliado de forma positiva pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). De acordo com o presidente da entidade, Ronaldo dos Santos, a decisão foi acertada e deve impulsionar o consumo das famílias brasileiras. “Com a necessidade de impulso no curto prazo e sem muitos mecanismos, a liberação de cerca de R$ 30 bilhões para a economia nacional poderá dar o impacto necessário no consumo das famílias. A situação fiscal do governo e a expectativa de fechar a reforma da previdência só em setembro, com a votação final no Senado, são questões importantes que, enquanto não forem solucionadas, serão empecilhos para que o setor deslanche, por isso a liberação se faz necessária”, explicou o presidente da APAS, que ainda lembrou da experiência positiva de 2017.


“A experiência de liberação do FGTS e do PIS/PASEP de 2017 para 25,9 milhões de trabalhadores resultou em R$ 44 bilhões a mais na economia e foi boa para o setor de supermercados, uma vez que os efeitos foram vistos após alguns meses. Além disso, os efeitos na confiança do consumidor com menos dívidas beneficiaram a compra de alimentos e bebidas”, concluiu Ronaldo dos Santos.

Para o economista da APAS, Thiago Berka, a expectativa é que os brasileiros usem este benefício para pagar parte de suas dívidas, o que deixaria a população com mais dinheiro para outras compras, assim como aconteceu em 2017. Essa equação deve resultar em um aquecimento nas vendas do setor, que estão em queda de 0,75% no acumulado de 2019.

“Como primeira linha de frente do consumo, o consumidor poderá direcionar parte para compras de alimentos e bebidas em volume maior, marcas melhores ou aumentar a frequência das compras, tirando o setor da situação recessiva que se encontra em2019”, concluiu o economista.

No gráfico abaixo, é possível ver que, depois da finalização em julho de 2017 do cronograma de liberação, houve efeitos positivos nas vendas dos supermercados paulistas.





Sem título.png

Fonte: APAS/FIA

Sobre a APAS –?A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem aproximadamente 1.500 associados, que somam cerca de 4.000 lojas.?

--
Publicidade