O aeroporto de Votuporanga é o sétimo do ranking estadual de movimentação de aeronaves, deixando pra trás cidades, como Araraquara, Bauru, Franca e Avaré.
O desempenho dos aeroportos é controlado pelo Departamento Aeroviário do Estado (Daesp).
Em junho deste ano foram 396 pousos e decolagens. O total acumulado até então (junho) era de 2.785 operações no Aeroporto Estadual Domingos Pignatari.
O aeródromo mais movimentado (depois de Campinas e São Paulo) é o de Sorocaba, com mais de 17 mil pousos e decolagens.
Em número de passageiros Votuporanga ocupa a 12ª posição, com 78 embarques em junho, e 852 no ano.
Os números de Votuporanga se devem, em maior parte, a atividade do Aeroclube. Só neste mês são 18 alunos em aulas práticas.
De acordo com o presidente do Aeroclube, Antônio Marcos Pinheiro Pinto, em média, são novos 80 alunos por ano.
A escola foi fundada em 1946 ao longo dessas décadas já formou pilotos que estão em companhias e nos mais diversos ramos da aviação. Além de alunos de várias regiões do Brasil, o Aeroclube já teve alunos estrangeiros. Já voaram sobre Votuporanga alunos italianos, americanos, portugueses, dentre outros.
A unidade oferece cursos profissionais, tanto para operação visual e por instrumentos, por isso possui aeronaves, simuladores, alojamento e toda estrutura exigida.
VOO COMERCIALA demanda de passageiros de Votuporanga estimulou a Passaredo a anunciar neste ano operação no aeroporto local. A previsão, segundo o anúncio, são voos regulares até o final do ano.
RANKING DE OPERAÇÃO EM JUNHO:Sorocaba - 2.754
Ribeirão Preto - 2.504
São José do Rio Preto - 1.764
Presidente Prudente - 1.192
Araçatuba - 1.065
Marília - 700
Votuporanga - 396
Araraquara – 342
Franca - 342
Bauru - 276
Penápolis - 184
São Carlos - 184
Dracena - 136
Assis - 127