O Procon de Votuporanga, unidade vinculada à Secretaria Municipal da Cidade, realizará o 2º Mutirão de Renegociação de Dívidas nos próximos dias 4, 5 e 6 de novembro, das 8h às 16h, na sede do Órgão. Neste ano, o atendimento será diferenciado: toda a população poderá realizar a ação por meio da plataforma consumidor.gov.br, que busca atender a todos os consumidores. Dessa forma, o consumidor terá a comodidade de não se deslocar até a unidade para renegociar suas pendências financeiras. “Porém, para os consumidores que não conseguirem acessar a plataforma, daremos o suporte presencial, como na edição anterior”, explicou a diretora do Procon, Andréa Thomé.
Mutirão online O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet.
Monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade, esta ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada: atualmente, 80% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas.
Para participar do mutirão online basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma consumidor.gov.br, relatar o problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.
Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.
Reconhecimento A Fundação Procon/SP parabenizou a Prefeitura de Votuporanga pelos atendimentos realizados pelo Procon local em 2018. Em todo o ano passado, foram realizados 10.063 atendimentos pelo Procon Municipal e não foram registradas ouvidorias para o Órgão de Votuporanga.
A Fundação afirmou que “é notória a fundamental contribuição dos órgãos municipais de proteção e defesa do consumidor e, concomitantemente, valorizando a imagem do poder público municipal. A prática da Defesa do Consumidor é uma matéria que vem se revelando cada vez mais essencial para a preservação dos direitos da população”.