GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Tá sem palpite pra ceia? veja algumas dicas pra mesa

Você pode escolher várias opções de pratos na confraternização da família

Publicado em: 24 de dezembro de 2019 às 10:38

Tá sem palpite pra ceia? veja algumas dicas pra mesa
Muita gente não sabe como se faz, porque está fazendo pela primeira vez, porque nunca fez, ou porque nunca teve a oportunidade de desfrutar de um Natal com uma ceia completa. E a pedido de algumas de nossas leitoras resolvemos fazer essa matéria para quem deseja fazer uma ceia de Natal e não sabe quais são os itens que devem conter na mesapara que ela seja completa e perfeita.

Para começar, você pode pensar na toalha da mesa, na decoração, e para isso você pode ver outra matéria que temos aqui no site sobre como fazer uma decoração de Natal criativa e baratinha, ou tem também uma decoração de Natal chic sem gastar muito.Nessa matérias, explicamos tudo o que você pode fazer para decorar sua casa para as festas de fim de ano com muita criatividade e sem exagerar nos gastos. Vale a pena conferir!

Depois de enfeitar a casa e dar aquele toque natalino ao seu lar, vamos fazer as compras pra elaborar as receitas maravilhosas da sua ceia.

Para as bebidas você provavelmente vai precisar de refrigerantes, água mineral, vinho, cidra ou Champanhe, se possível uma de boa qualidade.

Veja também:

Várias receitas saborosas para o seu Natal

Receitas especiais para o Natal

Decoração de Natal criativa e baratinha

Para as comidas você deve escolher o tipo de carne que vai fazer, se vai ser um peru de natal, ou um belo pernil, pode-se fazer bacalhau, empadão, fricassê, maionese, arroz de forno, lasanha, salpicão e os seus acompanhamentos. Sem esquecer é claro das sobremesas.

Uma coisa que pode facilitar muito o seu trabalho de anfitriã é deixar a mesa de sobremesa posta durante toda a festa. Imagina correr depois da ceia, para retirar a ceia, alguns vão ter que ficar esperando os outros terminarem para comer a sobremesa? Depois de retirar você tem que correr para pegar e colocar tudo o que vai servir de sobremesas, na mesa. Não, vai complicar e ficar desorganizado, o melhor é deixar uma mesinha linda e prontinha com as guloseimas, e nela além do enfeite da mesa, coloque seu panetone, frutas, queijos, doces, bolos e biscoitos.

Calculando a quantidade de comida para ceia de NatalEntrada Se a ideia for espalhar frutas secas pela casa, para que os convidados se sirvam ao longo da noite até a ceia, calcule de 100 a 150 gramas por pessoa. Caso sirva canapés ou salgadinhos, o recomendado é calcular de quatro a seis unidades para cada um, dependendo da variedade. Quanto maior o número de opções, maior a tentação em prová-los.

Carnes Geralmente uma pessoa come 200 gramas de carne durante a ceia. Como um peru congelado de 3 quilos pode acabar rendendo – depois de pronto e servido– apenas 60% do seu peso, ele atende, no máximo, a nove pessoas –considerando também que toda a carne será aproveitada.

Se os convidados ultrapassam esse número, o ideal é oferecer um peru de 4,5 quilos e contar com uma segunda opção de carne à mesa, que pode ser um peixe, um pernil ou um tender. Ela pode já ir cortada à mesa, em fatias pequenas, para evitar desperdício ou que se estrague a apresentação do prato. Mas lembre-se: com duas carnes à mesa, a probabilidade é que se coma mais.

É importante destacar que mulheres comem, em geral, entre um terço e metade da quantidade de carne um homem. Por isso, se entre os convidados a maioria é masculina, reforce a oferta

Acompanhamento A quantidade de cada acompanhamento varia de acordo com o número de opções à mesa. Em um jantar em que as carnes serão acompanhadas de arroz e farofa, um quilo de farofa pronta atende 15 pessoas. Já um quilo de arroz cozido serve aproximadamente 15 pessoas, se estiver incrementado com frutas secas ou for cremoso, calcule dez.

Temos algumas receitas de arroz de Natal, que é um dos acompanhamentos clássicos para a ceia, veja mais:Arroz de Natal: 10 sugestões de receitas para sua Ceia Natalina

Sobremesa Para quem não quer ter dor de cabeça na hora de preparar a sobremesa, a sugestão de é o sorvete gourmet. “Existem ótimas opções, inclusive nos supermercados. Como nosso Natal é quente, a sobremesa agrada e não dá trabalho.” Para cada litro de sorvete, calcule seis pessoas. Se a preferência for pelo bolo, calcule 100 gramas por pessoa caso seja a única sobremesa disponível; se houver outra opção, considere 60 gramas. Quando há mais de uma opção de sobremesa, o ideal é que cada uma delas consiga atender a todos os convidados. Se além da sobremesa, a ceia contar com docinhos, calcule três por pessoa.

Bebidas Quanto a bebidas, o recomendado é, se possível, conhecer a preferência de cada convidado para definir quem prefere as alcoólicas. Como as bebidas, ao contrário da comida, não precisam ser consumidas imediatamente, é possível comprar a mais para não correr o risco da falta delas acabar com a festa.

Uma garrafa de espumante serve três pessoas, enquanto uma garrafa de vinho tinto atende cinco. “O consumo varia de acordo com a temperatura do dia. Como a previsão é de que seja uma noite quente, a preferência deve ser pelo espumante”. A cerveja também pode ser incluída no cardápio. Se houver outras opções na ceia, uma garrafa é indicada a cada duas pessoas. Se o whisky também estiver entre as opções, calcule uma garrafa para 15 pessoas. De refrigerante, um litro atende três pessoas.

O cálculo deve ser feito sobre todos os convidados adultos da festa, independentemente de quem toma o quê.

Louças Com relação às louças, o número de pratos dependerá dos tipos de receita que serão servidas durante a noite. Se os petiscos ou entradas puderem ser consumidos com as mãos, como castanhas, considere dois pratos por pessoa: um para a parte quente, outra para os pratos frios.

Lembre-se também de que quanto mais opções de bebidas, mais copos serão necessários. Marcadores individuais de taças e copos podem evitar o impulso de abandonar a bebida em algum lugar para pegar outro recipiente vazio.

São muitas coisas e para que a sua mesa não falte nada vamos listar o que você precisa ter além da toalha de mesa, pratos, talheres, copos e taças. Para arrumar você pode fazer à americana, em uma mesa adicional onde ficam os pratos e talheres. Ou à francesa, que neste caso você arruma a mesa com todos os itens. Você escolhe, de qualquer forma vamos colocar aqui em baixo uma foto com modelo de como arrumar a mesa.







(Informações site Uol.- Portal Tudo Aqui)


Publicidade