Continuam as ações em prol da força da mulher na economia de Votuporanga e toda a região.Nesta semana, a empresária e diretora da Associação Comercial de Votuporanga – ACV, Márcia Souza, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Votuporanga – CMEC, participou, por videoconferência, de reuniões promovidas pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo - Facesp e pela Associação Comercial de São Paulo.Ao lado de conselheiras de todo o Estado de São Paulo, Márcia fez parte da troca de boas práticas e iniciativas adotadas para amenizar os impactos da crise causada pela pandemia do coronavírus.
Durante o encontro, a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait, ressaltou a importância das conselheiras terem serenidade neste momento delicado. Ela fez um alerta para que os grupos voltados ao empreendedorismo feminino desenvolvam ações que estejam alinhadas as determinações governamentais. “Este é um momento de unir forças e buscar soluções criativas para que continuemos preservando a saúde, mas sem esquecer da importância de oferecer caminhos para a manutenção dos negócios e dos empregos”, destacou.
Orientações de gerenciamento de crise foram repassadas durante as reuniões que contaram com a participação de representantes de 42 Associações Comerciais. A advogada Renata Abalem falou sobre os cuidados necessários em três pilares que requerem atenção nas tomadas de deciões, que são as áreas administrativa, tributária e de recursos humanos.
Adriana Neves, coordenadoras de projetos do CMEC e ex-presidente da Associação Comercial de São José do Rio Preto, apresentou um rico material sobre planos de ação no sistema de gestão, com a formação, por exemplo, de um comitê de crise.
“Estas oportunidades são sempre muito produtivas, já que conseguimos discutir alternativas e também adquirir experiências compartilhadas. Com otimismo e dinâmica, vamos repassar as informações para nossas associadas, que podem sempre contar com o CMEC ”, destacou Márcia Souza, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Votuporanga. Novas reuniões devem ser agendadas.
Uma nova campanha foi lançada pelo CMEC e conta com posts em redes socias alusivos à motivação das empreendedoras, que também serão compartilhados nas redes sociais da ACV.