Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Empresa é condenada por aplicar agrotóxico indevidamente

Processo por causa de pulverização aérea de canaviais em Álvares Florence

Publicado em: 27 de maio de 2020 às 16:46

Empresa é condenada por aplicar agrotóxico indevidamente
O dono de uma empresa de pulverização aérea da região foi condenado em Votuporanga a dois anos de reclusão, convertidos pelo mesmo tempo de prestação de serviço comunitário, além do pagamento de multa de mais de R$ 5 mil por aplicação irregular de agrotóxico.

Durante o processo foram ouvidas testemunhas em Mirassol, Rio Preto, Nhandeara, Campinas e Claros de Goiás-GO. Dentre elas, piloto, técnico agrícola, funcionário de usina e agrônomo. O caso teve início por causa de pulverização aérea em canavial de uma usina no território de Álvares Florence. O avião da empresa era contratado pela usina para a pulverização das plantações.

Na sentença, o juiz cita que o dono da empresa estava ciente do sistema precário de pulverização, com inúmeras imprecisões de protocolo, com potencial para causar danos a número indeterminado de pessoas inocentes. Ou seja, que a empresa de forma continuada prestou serviço de aplicação de agrotóxico em descumprimento às exigências legais.

Por outro lado, as pessoas envolvidas no caso, interrogadas durante o processo, negaram o desrespeito e detalharam como faziam o trabalho. A pena de 2,8 anos de prestação de serviço à comunidade é por infração da Lei 7808/90. A multa de 5 salários mínimos vai para a Secretaria de Saúde de Votuporanga.



Publicidade