Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga vai substituir lâmpadas por leds

Projeto começou pela avenida João Gonçalves Leite. Troca de 1.441 lâmpadas no total

Publicado em: 08 de junho de 2020 às 19:08

Votuporanga vai substituir lâmpadas por leds
O Prefeito João Dado acompanhou o início da substituição de 1.441 lâmpadas por luminárias LED em Votuporanga. O trabalho começou nesta segunda-feira (8/6) pela Avenida João Gonçalves Leite. A ação é resultado de parceria entre Prefeitura de Votuporanga e Elektro, que possui o Programa de Eficiência Energética. Neste programa, inicialmente, Votuporanga seria beneficiada com a substituição de cerca de 1.400 lâmpadas por luminárias LED, porém foram disponibilizadas 1.441 lâmpadas que garantirão maior luminosidade e durabilidade e redução de consumo. A expectativa é a conclusão ainda no primeiro semestre de 2020.

Esse projeto substituirá lâmpadas de 250 watts, que são as de maior potência, instaladas nos postes da Elektro, obtendo, assim maior potencial de economia.Segundo previsão da Secretaria de Obras, estas novas lâmpadas consumirão 60% menos energia, o que corresponde a uma redução de R$ 360 mil ao ano em consumo de energia, refletindo importante economia para os cofres públicos.

O Prefeito, que estava acompanhado de representantes da Elektro e do Secretário de Obras, Mauro Álamo, afirmou que “hoje é um dia especial para a nossa querida Votuporanga, que já é uma cidade que se destaca em muitas áreas. Agora, através da nossa querida Elektro, vamos implementar 1.441 luminárias novas, de Led, que substituem as luminárias de vapor de sódio. A partir da substituição, vamos gastar menos e ter mais luminosidade. Esse é um projeto que acalentamos desde o início do mandato. Graças à Elektro, estamos hoje comemorando um importante projeto".

Segundo o Especialista Comercial da empresa, Fábio Costa, a Elektro possui o Programa de Eficiência Energética , "que permite trazer economia do consumo de 1.441 lâmpadas e proporcionar melhoria da qualidade da iluminação na cidade".

O Gerente de Distribuição da Elektro, Vagner Coienca, afirmou que "a empresa fará a substituição das lâmpadas sem custo ao Município".

Já o Supervisor de Distribuição, Wagner Santos, disse que "é mais uma realização de um sonho. A população vai notar de imediato a mudança e Votuporanga ficará melhor iluminada".


Pontos a receberem a melhoria

Para a substituição das lâmpadas, foi realizado mapeamento dos pontos a serem contemplados pelo Programa de Eficiência Energética, sendo eles: Avenidas Prestes Maia, da Saudade, João Gonçalves Leite, dos Bancários, Pansani, Vale do Sol, Francisco Vilar Horta, Emílio Arroyo Hernandes, José Marão Filho, Nasser Marão, Jerônimo Figueira da Costa, Prefeito Mário Pozzobon, Dr. Wilson de Souza Foz, Nove de Julho, Fortunato Targino Granja, José Silva Melo, Onofre de Paula, Francisco Ramalho de Mendonça, das Nações e Avenida Brasil; e Ruas Amazonas, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Ivaí, Sergipe, Paraíba, Goiás, Alagoas, Tocantins, Itacolomi, das Américas, Rui Barbosa e Rua Padre Izidoro Cordeiro Paranhos.


Programa de Eficiência Energética da Elektro

O Programa desenvolve projetos de eficiência energética junto às comunidades carentes, escolas, hospitais, entidades beneficentes, órgãos de governo e sistemas públicos voltados para a utilização racional de energia elétrica e de equipamentos eficientes, contribuindo para a preservação dos recursos naturais. O investimento é obrigatório e está previsto no contrato de concessão e na Lei nº 9.991/00, regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O objetivo é promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício e contribuir na ampliação da consciência da sociedade sobre o tema, subsidiando o desenvolvimento econômico e social da área em que se atua.

Publicidade