Para Mirela Bosquesi, docente da área de gestão e negócios do Senac Votuporanga, a dica principal é valorizar, no currículo, as habilidades e a formação profissional que o candidato desenvolveu ao longo da vida. “É preciso enfatizar as qualidades individuais que você possui, suas competências e diferenciais, sendo específico em seus objetivos na empresa”, explica.
De acordo com a especialista, o currículo deve ser objetivo e, ao mesmo tempo, atrativo para assegurar que você passe pela primeira fase do processo seletivo que é a triagem. “É importante descrever, já no início do documento, sua área de atuação profissional e interesse, direcionando o objetivo do currículo à vaga de emprego oferecida pela empresa”, contextualiza a docente.
As experiências anteriores também são relevantes. “Abaixo do objetivo profissional, o candidato deve descrever como foram os últimos empregos, destacando nome da empresa, cidade, cargo que ocupava, atribuições e atividades que desempenhava, bem como o período que permaneceu”, ressalta Mirela.
Outro ponto importante é salientar a formação profissional, incluindo, além do nível de escolaridade do candidato, cursos técnicos, livres e especializações. “Relacione o nome do curso, a instituição de ensino, o período da formação e a certificação que possui. A atualização constante é muito valorizada pelos recrutadores”, complementa.
Para que o currículo não se torne um documento cansativo, é recomendado que tenha no máximo duas páginas. A dica é priorizar as informações mais recentes e, principalmente, habilidades que estejam relacionadas com a vaga de emprego ou cargo desejado. Mirela orienta que não há necessidade de conter todas as informações pessoais. “Detalhes como endereço e números de documentos devem ser inseridos em um currículo se a empresa solicitar, caso contrário, basta o nome completo, idade, estado civil, e-mail e telefone de contato, preferencialmente no início do documento”, explica.
Por fim, caso o profissional seja chamado para uma entrevista, é importante estabelecer uma comunicação clara e segura. “É importante, diante do momento que estamos vivendo, que o profissional tenha muita calma e clareza na entrevista. É ali que ele transmitirá confiança para que possa se tornar um futuro colaborador da empresa”, comenta Mirela.
Para interessados em adicionar novas habilidades e competências ao currículo, o Senac Votuporanga conta com diversas formações. A instituição disponibiliza inclusive opções de educação a distância com qualidade reconhecida pelo mundo do trabalho. Para mais informações, acesse o Portal Senac:www.sp.senac.br/votuporanga.
É hora de aprender em casa!
O Senac São Paulo disponibiliza uma série de cursos e conteúdos on-line gratuitos para aprimorar o conhecimento no ritmo que quiser durante a quarentena.