Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

PROCON divulga novo golpe pela internet

Alerta sobre mensagem de 'falsa compra' pode roubar dados das vítimas

Publicado em: 22 de fevereiro de 2021 às 18:21

PROCON divulga novo golpe pela internet
Em época de pandemia quando as pessoas têm optado por fazer compras pela internet, é necessário o dobro de atenção para não cair em golpes. A mais nova modalidade, segundo o Procon de Votuporanga, é o chamado “golpe da mensagem de compra”.

“A vítima recebe uma mensagem via aplicativo de WhatsApp, SMS ou e-mail com um falso alerta de compra. A mensagem é similar às enviadas por redes de magazine, operadoras de cartões ou bancos após compras online”, explica o diretor do Procon de Votuporanga, Leandro Vinícius da Conceição.

O texto recebido pela vítima informa uma compra e termina com a seguinte frase: Se você não realizou essa compra clique aqui (link malicioso).

“Na prática, todo esse enredo se concentra em instigar a vítima a acessar o link e ter seu computador ou celular invadidos por golpistas. Assim, eles fazem o phishing e roubam todos os dados”, detalhou Leandro.

Desta forma, o Procon de Votuporanga alerta para que as pessoas fiquem atentas e nunca cliquem em atalhos, links ou arquivos suspeitos. “Através de técnicas digitais, os criminosos se apoderam dos dados ou arquivos e podem deixar a vítima em grande prejuízo”, disse o diretor do Procon.

Em caso de dúvida, a orientação é procurar o órgão de defesa do consumidor que em Votuporanga fica na Rua São Paulo, 3741, das 9 às 15 horas. O telefone é 17-3422-893

Publicidade