Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

PROCON e Samsung fazem termo sobre carregador

Termo de Compromisso Voluntário para que seja disponibilizado o acessório no ato da compra

Publicado em: 11 de fevereiro de 2021 às 19:06

PROCON e Samsung fazem termo sobre carregador
O Procon de Votuporanga informa que a Fundação Procon-SP e a Samsung assinaram um Termo de Compromisso Voluntário para que seja disponibilizado, sem custo, um carregador ao consumidor que adquirir o celular e solicitar o acessório, durante a pré-venda, para qualquer um dos modelos de smartphones da linha Galaxy S21. O acerto entre as partes vale apenas para o Brasil. Em outros países, a empresa manterá a forma de comercialização sem o fornecimento do acessório.

De acordo com o Termo, os consumidores que comprarem o modelo durante o período da pré-venda (de 9/2 a 7/3), poderão solicitar o carregador pelo site www.samsungparavoce.com.br. O acessório será entregue pela empresa em até 30 dias corridos, a contar do registro da solicitação.

Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, "trata-se de um acordo histórico com a Samsung válido somente para o Brasil, que sai na frente do mundo inteiro e que em março deverá ser transformado em acordo definitivo, já que não existe uma justificativa de caráter ambiental para esse tipo de procedimento. É uma promoção puramente de caráter econômico, se existe a preocupação ambiental, o Procon-SP irá exigir a adoção de políticas de logística reversa a todos os fabricantes de eletrodomésticos e também montadoras de automóveis e celulares, essa será a próxima etapa", afirma.

O diretor da Fundação informou ainda aguardar que a Apple também assuma esse compromisso com o consumidor. "O Procon está analisando e entende que se trata de venda casada, obrigar o consumidor a adquirir o aparelho e depois o carregador, não tem justificativa e a questão ambiental é uma simples desculpa".

Apple

No final de 2020 o Procon-SP notificou a Apple para que a empresa explicasse sobre a venda de novos modelos de IPhone sem o carregador. Em resposta, a empresa informou que como já existem muitos desses dispositivos no mundo, em geral, os novos não são utilizados e que a decisão teve como objetivo ajudar a reduzir a emissão de carbono e lixo eletrônico.

A Apple não demonstrou em sua resposta que o uso de acessórios antigos não possa comprometer o processo de carregamento e segurança do procedimento, tampouco que o uso de carregadores de terceiros não será usado como recusa para eventual reparo do produto durante a garantia legal ou contratual.

Apesar de informar redução da emissão de carbono, de mineração e uso de materiais preciosos, ao retirar os carregadores da caixa, a empresa não demonstrou esse ganho ambiental.

A conduta da empresa está sendo analisada pela Diretoria de Fiscalização do Procon-SP.

Publicidade