GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Seca deixa reservatório Água Vermelha crítico

Ontem estava com apenas 4,73% de sua capacidade; o menor do sistema nacional

Publicado em: 22 de maio de 2021 às 12:52

Seca deixa reservatório Água Vermelha crítico
Monitoramento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revelou ontem (21), o nível da usina hidrelétrica de Água Vermelha, na região de Iturama-MG e próxima a Ouroeste-SP, a situação é dramática em razão da seca que assola o noroeste paulista. O nível do reservatório, que na semana passada estava em 8,78%, agora aparece com apenas 4,73% de sua capacidade.
Enquanto isso, a usina de Marimbondo, outra localizada na região, no rio Grande, em Icém-SP, na divisa entre São Paulo e Minas, que chegou a 7,10% na semana passada, está com apenas 8,21% da capacidade de armazenamento de água. Desde então, tem sido comum a presença de pessoas caminhando sobre os barrancos de areia e pedras que se formaram nos trechos, com o recuo do nível da água.

O ONS explica que, apesar do baixo nível, a interconexão dos sistemas elétricos, por meio da malha de transmissão, propicia a transferência de energia entre subsistemas, permite a obtenção de ganhos sinérgicos e explora a diversidade entre os regimes hidrológicos das bacias.

O SIN (Sistema Interligado Nacional) é composto por usinas hidrelétricas distribuídas em dezesseis bacias hidrográficas nas diferentes regiões.




(DLNEWS)

Publicidade