Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Entenda o mercado de imóveis

Como funciona a compra de um imóvel em leilão?

Publicado em: 18 de julho de 2021 às 14:58

Embora os leilões sejam ótimas oportunidades para comprar imóveis com preços atrativos, alguns cuidados são necessários para garantir a segurança dos compradores.

De fato, a instabilidade econômica do cenário atual impactou diversos brasileiros das mais inúmeras maneiras. Alguns, por exemplo, perderam suas rendas e deixaram de arcar com os pagamentos dos seus imóveis, o que motivou a recente popularização dos chamados leilões de propriedades.

Nessas situações, os imóveis podem ser leiloados com preços até 40% abaixo do que os praticados no mercado.

Siga com a gente, acompanhe o artigo que preparamos para você e descubra como funciona a compra de um imóvel em leilão.


Afinal, o que é um leilão imobiliário?





Em resumo, o leilão imobiliário envolve uma maneira de adquirir bens e fechar negociações. Entretanto, essa opção se difere das tradicionais compras e vendas praticadas no cenário imobiliário, visto que a negociação não é limitada entre as partes.

Em outras palavras, os leilões não contam com vendedores, compradores e negociações diretas para atingir um valor razoável ou ajustar as condições de venda das propriedades. Nesses casos, a alienação é feita a partir de um processo e a homologação cabe ao juiz. Além disso, dentro dessa modalidade, os interessados fazem os seus lances e disputam em qual deles a melhor oferta será homologada.





Os formatos de leilões

Existem dois formatos de leilões: os judiciais (realizados em procedimentos judiciais) e os extrajudiciais (realizados por bancos e outras instituições financeiras). Em ambos os casos, os leilões ocorrem devido à ausência do pagamento de uma dívida. Dessa forma, os bens do devedor são penhorados e passam pela chamada expropriação, que ocasiona na realização desse tipo de modalidade.


A avaliação dos bens

Quando um imóvel vai a leilão, é necessário emitir um laudo de avaliação. Constitucionalmente, é necessário que um perito judicial ou oficial de justiça elabore o lado de avaliação e defina o valor da propriedade. Para isso, são levados em conta os mesmos fatores utilizados nos apartamentos ecasas para vender:estado de conservação, necessidade de reparos, localização, preço praticado em propriedades semelhantes, etc.


Regras para a participação

Em suma, qualquer pessoa física ou jurídica que seja maior de idade e esteja em situação regular em relação à administração de seus bens pode participar dos leilões imobiliários.

Contudo, são vetadas da modalidade quaisquer pessoas que constem no no Art. 690-A do Código de Processo Civil como tutores, administradores, Juízes, testamenteiros e membros do Ministério Público e da Defensoria Pública.





Preço dos imóveis

Geralmente, os interessados só saberão o preço pelo qual os imóveis leiloados foram vendidos após a finalização dos lances e a aceitação da última oferta. Entretanto, eles são informados sobre o valor de avaliação do bem, que é utilizado para definir a quantia do lance mínimo.





Visitas aos imóveis

Sem dúvidas, quem está em busca de apartamentos em São José do Rio Preto, casas ou salas comerciais têm o hábito de visitar os locais antes de finalizar a melhor negociação. Contudo, no caso dos imóveis leiloados, nem sempre é possível visitar as propriedades. Afinal, tudo depende da condição do bem.

Em muitos casos, os imóveis ainda estão ocupados por seus atuais moradores, por isso, as visitas não são autorizadas.

A melhor forma de conferir a possibilidade de ir até o local é entrar em contato diretamente com o leiloeiro e descobrir as condições para visita.


Segurança

Em relação à segurança, é preciso destacar que os leilões imobiliários são modalidades que, assim, como quaisquer outras, apresentam riscos e vantagens. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados como atenção à documentação e condição do imóvel para garantir uma negociação segura e assertiva.

Para isso, o primeiro passo é realizar uma diligência prévia a respeito da situação do imóvel para verificar as dívidas da propriedade, o risco de anulação e outras divergências. Além disso, é fundamental realizar consultas judiciais sobre eventuais ações e processos judiciais para minimizar os seus riscos durante a aquisição.


Enfim, gostou de descobrir como funcionam os leilões imobiliários?

Se esse artigo foi interessante para você, aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais. Com certeza, essas dicas podem ajudar muitas pessoas que estão buscando por casas e apartamentos à venda.

No mais, continue de olho no blog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.




Publicidade