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PROCON pretende obrigar pagamento delivery só online

Aumento de mais de 136% nas reclamações sobre golpes aplicados por entregadores de comida

Publicado em: 02 de agosto de 2021 às 18:36

PROCON pretende obrigar pagamento delivery só online
O Procon-SP estuda medidas para que as empresas responsáveis pelos aplicativos de delivery estabeleçam que os pagamentos sejam feitos apenas de forma on-line, proibindo, com isso, as cobranças no ato da entrega. A iniciativa acontece diante do aumento observado nos casos de golpes aplicados por entregadores.
Os consumidores reclamam que os valores debitados no cartão são superiores ao preço correto e que só percebem o golpe após a entrega ter sido feita e o pagamento ter sido efetivado. Questionam ainda que, apesar de reclamarem com a empresa responsável, não conseguem reaver os valores.
O Procon-SP registrou um aumento de mais de 136% nas reclamações sobre golpes aplicados por entregadores de aplicativos de comida. De janeiro a julho deste ano, foram registrados 341 atendimentos contra as empresas Ifood, Rappi e Uber Eats, enquanto que no mesmo período do ano passado foram 144. Até o mês de julho deste ano, Ifood teve 123 reclamações, Rappi - 124 e Uber Eats - 94. Veja os dados completos no linkhttps://bit.ly/3l9gcA9
Recentemente foi divulgado pela imprensa um vídeo de uma senhora recebendo uma entrega de comida em casa; sem a consumidora perceber, o entregador filma a frente e o verso do cartão enquanto afirma que está aguardando o sinal para conseguir fazer a cobrança. O entregador também se oferece para iluminar a máquina enquanto a senhora digita a senha. Entenda como o golpe é aplicado na animação produzida pela assessoria de comunicação do Procon-SPhttps://youtu.be/INuM-lnSBLs

"Diante da explosão de golpes aplicados na entrega de mercadorias por delivery, o Procon-SP estuda medidas para que as empresas proíbam qualquer tipo de cobrança por cartão no ato da entrega", avisa Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP. "Como medida de prevenção, o Procon-SP já vem orientando os consumidores a efetuarem os pagamentos de forma on-line e nunca no momento da entrega, de modo que o contato entre cliente e entregador seja exclusivamente para receber a mercadoria", explica.

Valores reclamados
Os valores reclamados pelos consumidores ultrapassam R$ 1,3 milhão. Até julho deste ano, a soma dos valores foi de mais de R$ 650 mil, sendo R$ 289 mil do Ifood, R$ 253 mil do Rappi e R$ 110 mil do Uber Eats. No mesmo período de 2020, esse valor foi de mais de R$ 695 mil – R$ 437 mil do Ifood, R$ 232 mil do Rappi e R$ 25 mil do Uber Eats.

Dicas para evitar cair no golpe
- O consumidor deve estar atento ao receber as entregas dos aplicativos de comida;
- Conferir o valor da compra e, de preferência, pagar somente no aplicativo;
- Nunca entregar o cartão;
- Não utilizar máquina com o visor quebrado ou que não permita a leitura dos dados;
- Não passar os seus dados por telefone;
- Desconfiar caso o entregador informe que é necessário pagar algum valor extra.

Em caso de dúvida ou ocorrência diferente, deve entrar em contato com o local onde pediu a comida.


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