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Carro elétrico 100% brasileiro chegou para competir

O sedã JAC E-J7 é totalmente elétrico e promete preço competitivo com motor a combustível

Publicado em: 20 de janeiro de 2022 às 19:28

Carro elétrico 100% brasileiro chegou para competir



Chega ao mercado brasileiro o primeiro sedã 100% elétrico da JAC Motors. O JAC E-J7 passa a integrar o maior line-up de uma única marca no país com modelos totalmente livres de emissões de poluentes. Já é o decimo veículo elétrico da JAC Motors. E, certamente, já estreia com o papel de protagonista da família: o sedã JAC E-J7 é o primeiro modelo eletrificado que pertence à mesma faixa de preços dos seus principais concorrentes.

Não há como evitar a comparação. Veja no quadro abaixo os principais dotes do JAC E-J7 frente ao BMW 320i GP, dono de 66% das vendas do segmento de sedãs grandes, de acordo com os emplacamentos registrados em 2021.




O novo sedã 100% elétrico da JAC é, portanto, 6 cm maior e 1 cm mais largo. O motor do E-J7 é 6 cv mais potente, dá um banho no concorrente em torque máximo, com 4,1 kgfm a mais, e ainda leva a vantagem de emitir zero poluentes. Seu preço? R$ 34 mil mais barato!!

“Além do custo/benefício, que será uma virtude óbvia a favor do JAC E-J7, aposto em outras duas grandezas para distingui-lo dos demais sedãs grandes do mercado nacional: a sofisticação do design e o desempenho”, aposta Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

Maior, mais barato... e anda mais

Como todo motor elétrico, a vantagem do E-J7 é propiciar um torque plano. Não há curva. Não há rotação ideal. Nada disso. Você liga o carro... e os 34,7 kgfm lá estão, totalmente disponíveis. Mais do que as vantagens óbvias na dirigibilidade, como maior valentia para encarar subidas íngremes, inclusive com o carro carregado, e realizar ultrapassagens mais seguras, outro traço herdado desse motor elétrico aparece na sugestão de esportividade.

Ele é muito, muito rápido, nas arrancadas. De 0 a 100 km/h: realiza essa aceleração em apenas 5,9segundos, cerca de 1,1 segundo mais rápido que seu concorrente da BMW. Já a velocidade máxima, limitada eletronicamente a fim de preservar a carga das baterias, é de 150 km/h.

Suspensão traseira Multilink

Todo sedã já possui, em teoria, um comportamento dinâmico apreciável frente aos SUV´s, em razão do centro de gravidade mais baixo. No caso do sedã de grande porte 100% elétrico da JAC Motors, essa virtude torna-se substantiva por mais dois aspectos: a distribuição das baterias no assoalho auxilia a “puxar” ainda mais pra baixo o centro de gravidade do modelo.

E há outra vantagem: por contar com suspensão independente nas quatro rodas, com destaque para o sistema Multilink na traseira, o sedã E-J7 possui aderência e estabilidade admiráveis, mesmo em pisos irregulares. Associada ao temperamento mais aguçado do motor elétrico, ele proporciona uma dirigibilidade autenticamente esportiva.

E é econômico! Custo por km rodado é de R$ 7,75 / 100 km

Capaz de rodar 402 km com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 12,5 kWh por 100 km, o sedã E-J7 é um dos modelos elétricos mais eficientes e econômicos do mercado brasileiro. Destaca-se o modo ECO de condução, em que o motorista amplia a capacidade de regeneração nas desacelerações e frenagens e passa a recuperar energia valiosa para a bateria.

Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio atual de tarifas de R$ 0,62 por kWh (dado da Aneel), o proprietário do modelo vai desembolsar R$ 7,75 a cada 100 km (equivalente a 1,2 litro de gasolina por 100 km!!). No total, o proprietário do JAC E-J7 gastará pouco mais de R$ 30 a cada recarga completa.

“Encher o tanque” por esse valor e rodar 402 km significa, em linhas gerais, um custo por km rodado sete vezes menor do que um modelo com motor térmico! Outra vantagem de uma bateria com menos carga é a velocidade de recarga: no modo lento (AC), o dono do sedã E-J7 precisará de pouco mais de 6 horas para recarregá-lo (20% a 100%). Já com carga rápida (DC), ele precisa de somente 30 minutos (30% a 80%).

Alta tecnologia garante autonomia prolongada

Equipado com baterias de fosfato de ferro de lítio que totalizam 50,1 kWh de capacidade máxima de carga, o JAC E-J7 utiliza da eficiência do conjunto motriz para garantir outra interessante nuance tecnológica. Diferentemente de outros modelos 100% elétricos do mercado, o sedã de grande porte da JAC possui somente 1.650 kg de peso em ordem de marcha. Novamente para efeito de comparação, o BMW 320i (motor flex, a combustão) pesa 1.525 kg.

“Por ser eficiente, ele não necessita de uma quantidade maior de baterias para atingir os 402 km de autonomia. Menos bateria significa menos peso, o que redunda em menor consumo e maior desempenho. Esse é o grande segredo da oitava geração de veículos 100% elétricos da JAC Motors, que é referência mundial nessa tecnologia”, explica Habib.

Design elegante com fluidez das linhas

Desenhado no estúdio italiano JAC Design Center, com acompanhamento da Volkswagen, o novo sedã 100% elétrico da JAC acumula virtudes incomuns em seu produto final.

O design do sedã JAC E-J7 apela para a fluidez das linhas, presentes desde os traços na frente, passando pelos vincos pronunciados nas laterais e, finalmente, repetidas na traseira fastback, em que a tampa do porta-malas é erguida junto com o vidro traseiro.

O modelo cumpre a missão de atender às necessidades de uso de um sedã de grande porte, com grande espaço interno, porta-malas amplo (590 litros) e imponência no estilo. Seu design denota personalidade única, é inconfundível, autêntico. É um sedã agradável de olhar, cheio de personalidade, e que atrairá os olhares não só pelas linhas arrojadas, mas também por proporcionar um resultado de extremo bom gosto.

Com claro apelo de modelo futurista, o JAC E-J7 adota um estilo completamente distinto de qualquer outro sedã. Na frente, o grupo ótico reprisa a personalidade do estilo “JAC Motors”, com faróis full LED que incluem luzes diurnas (sistema DRL de série).



Ao centro, a grade possui uma colmeia de efeito puramente estético, que se dissipa nas extremidades e acomoda a portinhola que dá acesso às tomadas de recarga. A entrada de ar para a região do cofre do motor é funcional apenas na base do para-choque. Com personalidade marcante, os faróis de neblina estão instalados em dois triângulos nas extremidades.

Na lateral, o JAC E-J7 possui um vinco em alto-relevo bem característico, que eleva a percepção de “linha de cintura” do modelo. Outro destaque está na coluna C, bem larga, que dá robustez ao conjunto. Ela possui uma minúscula janela-vigia e o traço que se inicia no teto e não forma nenhum ângulo com o porta-malas – um autêntico fastback.

Por fim, a traseira se destaca por remeter imediatamente ao estilo de um cupê, além do conjunto ótico, que tem uma régua reflexiva unindo os dois lados. E ali também estão os dois pequenos triângulos no para-choque, assinando o pacote estético.

Interior com alto nível de sofisticação. E alguns mimos

Por ter uma carroceria de generosas dimensões, o interior do sedã de grande porte JAC E-J7 é amplo, espaçoso. Acomoda confortavelmente cinco pessoas, fruto, também, da distância entre eixos de 2,76 metros. Mesmo passageiros com mais de 1,90 m de altura irão se acomodar bem no banco traseiro.

Todo o interior mescla dois tons de couro ecológico: o preto e o marrom-escuro, em soft-touch, que reveste o painel frontal e as portas, com o detalhe da charmosa costura dupla. O modelo oferece um painel com design clean, minimalista, mas com menção ao puro requinte.

Destaca-se a grande tela do kit multimídia, com 13 pol, posicionada verticalmente no centro do console – como um iPad. Com função touchscreen, ela pode ser conectada a Apple CarPlay e Android Auto. Concentra diversas funções de uso do E-J7, inclusive os comandos do ar-condicionado. Incorpora câmera de ré, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e, abaixo da tela, duas tomadas USB.

Como diferencial de acabamento, o sedã de grande porte JAC E-J7 incorpora molduras em black piano que envolvem o painel frontal e as portas, mas que incluem um sofisticado grafismo animado, com diversas cores e motivos, que podem ser escolhidos na multimídia. Compõem um cenário visivelmente sofisticado e de bom gosto com as superfícies revestidas em couro. Poltronas amplas e teto solar panorâmico complementam o cenário interno.



Já o quadro de instrumentos, com tela de LCD de 10,25 pol, oferece três cores de apresentação, selecionados por um botão no volante de direção.

O volante de direção é multifuncional: o motorista do modelo 100% elétrico praticamente não tira as mãos do volante para as operações mais usuais: comando das funções do rádio, tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo são funções ao alcance das duas mãos.

Vale outro destaque: regulável no multimídia, o sistema de direção possui três níveis de assistência elétrica: leve, normal e esportivo, que podem ser adotdas de acordo com a necessidade instantânea do motorista.

Lista de equipamentos é recheada

O sedã de grande porte trazido pela JAC Motors é completíssimo, pressupondo-se o alto grau de exigência de um cliente que adquire um modelo na faixa de R$ 265 mil. Sem opcionais, ele vem dotado de diversos equipamentos de série:

·AutoHold

·ESC + TCS (Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade)

·EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem)

·Freio de estacionamento eletrônico

·HSA (Assistente de Partida em Rampas)

·TPMS (monitoramento de pressão de pneus)

·Corte automático de alta tensão após colisão

·Sensor de estacionamento dianteiro

·Sensor de estacionamento traseiro

·Airbags frontais duplos

·Airbags laterais dianteiros

·Airbags tipo “cortina” laterais

·Pré-tensionador dos cintos de segurança dianteiros, com ajuste de altura

·Pré-tensionador dos cintos de segurança traseiros

·ISOFIX

·Alarme antifurto

·Faróis em full LED

·Faróis com ajuste elétrico de altura

·Repetidores de setas direcionais em LED nos retrovisores

·Antena de teto tipo barbatana

·Rebatimento elétrico dos retrovisores externos

·Apoio de braço central dianteiro com porta-objetos

·Apoio de braço central traseiro

·Acionamento elétrico dos vidros nas quatro portas (anti-esmagamento)

·Porta-óculos

·2 portas USB nas fileiras dianteira e traseira

·Bancos esportivos de couro de uma peça

·Ajuste elétrico do banco do motorista

·Aquecimento do banco do condutor

·Bancos traseiros bipartido

·Sistema keyless go de chave de ignição

·Abertura/fechamento automático do porta-malas

·Saída de ar-condicionado para o banco traseiro

·Projetor com luz de LED auxiliar nas portas


















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