Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Começa o saque do dinheiro 'esquecido' nos bancos

A partir desta segunda-feira (7) Banco Central libera consulta de valores e saques

Publicado em: 06 de março de 2022 às 09:41

Começa o saque do dinheiro 'esquecido' nos bancos

Começa amanhã (7), o período de consultas das quantias e agendamentos para resgate do “dinheiro esquecido” no Sistema Valores a Receber, do Banco Central, criado para que as pessoas possam retirar montantes que haviam sido deixados para trás em contas bancárias.

Segundo o balanço mais recente do BC, cerca de 114 milhões de pessoas a 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

Assim como foi feito com o auxílio emergencial, a retirada deste dinheiro dos bancos será feita de maneira escalonada, sendo que, neste primeiro momento, entre segunda e sexta-feira, 11, apenas pessoas nascidas antes de 1968 (até 1967) poderão ter acesso.

De acordo com o Banco Central, por meio da plataforma oficial (valoresareceber.bcb.gov.br) será possível saber se há alguma quantia a ser sacada e, caso positivo, data e período serão agendados, a partir de segunda, para que isso seja feito, seguindo o escalonamento. Até lá, as consultas podem ser feitas apenas com CPF e data de nascimento, para pessoas físicas, e CNPJ e data de criação da empresa, para pessoas jurídicas.

Dois períodos serão utilizados para resgates: das 4h às 14h e das 14h à 00h. Não é preciso memorizar data e hora do “saque”, é possível consultar tudo novamente. Você precisará voltar ao sistema do BC no período sinalizado.

Caso a pessoa esqueça de realizar o acesso, uma repescagem, no sábado, 12, será disponibilizada, durante todo o dia, das 4h à 00h. Porém, se esquecer desta data também, o saldo poderá ser solicitado por mais uma vez a partir de 28 de março.

Ainda segundo o Banco Central, se a pessoa não realizar a solicitação nas datas previstas ela ainda poderá ter acesso aos valores. O direito de resgatar a quantia será mantido e o valor será “guardado” até que correntista, enfim, decida por fazer a retirada.


Como sacar o dinheiro


Será necessário realizar login por meio da conta Gov.br, do governo federal, com certificações de segurança em níveis prata ou ouro. O login "bronze" funciona para outros serviços, mas não neste.

Após o acesso ao sistema, ler e aceitar o Termo de Responsabilidade, o correntista poderá encontrar as informações sobre o dinheiro esquecido. De acordo com o Banco Central, serão divulgadas informações como: valor a receber; instituição que deverá devolver o dinheiro, origem (tipo) do valor a receber, além de informações adicionais, caso existam.


(Com Agência Brasil )

Publicidade