Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Mercedes-Benz apresenta ônibus elétrico

Evento marca a era da eletromobilidade no Brasil

Publicado em: 13 de agosto de 2022 às 09:21

Mercedes-Benz apresenta ônibus elétrico
AMercedes-Benzdo Brasil apresenta ao público, nesta semana, oeO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a bateriasque registra a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País. Com pré-lançamento realizado de forma virtual no ano passado, devido à pandemia, o novo membro da consagrada família O 500 está exposto no estande da marca na Lat.Bus Transpúblico 2022 – Feira Latino-americana do Transporte. Juntamente com a 35ª edição do Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), este é o maior evento da mobilidade no Brasil e na América Latina, que ocorre, entre 9 e 11 de agosto, na São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, na capital paulista.

Além da exposição do chassieO500Uno estande, um ônibus elétrico encarroçado está disponível para demo-drive aos visitantes da Lat.Bus, num circuito criado na área externa do pavilhão da feira.


“Esse é um lançamento muito especial para todos nós, mais um grande marco histórico na notável trajetória de pionerismo e inovação de 65 anos da Empresa no País”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus daMercedes-Benzdo Brasil. “Juntamente com nossos parceiros, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade. Estamos muito orgulhosos e felizes. E é muito bom saber que nosso time brasileiro faz parte do plano da Daimler Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias e hidrogênio em todos os segmentos até 2030. Ou seja, vamos contribuir para a redução das emissões e para a descarbonização no transporte. Isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade”.


Suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade


De acordo com o executivo, aMercedes-Benzdará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a chegada da tração elétrica. “Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, diz Roberto Leoncini.


Os concessionáriosMercedes-Benzestão treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado aos clientes de ônibus elétricos. A Empresa está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e, agora também, empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias.


“Todos, enfim, terão apoio total na transição para o elétrico, com a qualidade e a credibilidade daMercedes-Benze com expertise local e global da Daimler Buses”, destaca Roberto Leoncini. “Aliás, nós já criamos uma equipe deeMobilityque vai centralizar todas as ações ligadas a esse novo produto e segmento de mercado. As empresas Enel X, Engie, Raízen, VG Mobility e WEG, por exemplo, já estão com aMercedes-Benzna implantação da infraestrutura de recarga e no fornecimento de energia elétrica para atender nossos clientes. Agradeço aos parceiros por estarem conosco nessa jornada, afinal, ninguém faz nada sozinho. É muito bom contar neste projeto com a experiência e competência de empresas especializadas”.


A linha de produção de chassis de ônibus, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com conceitos da Indústria 4.0, está totalmente preparada para o ônibus elétrico, tendo capacidade para atender o mercado interno e as exportações para países da América Latina e Oceania.


“Já temos 100 encomendas programadas para entrega entre o final de 2022 e início de 2023. Com o lançamento do ônibus elétrico, aMercedes-Benztraz uma contribuição muito importante para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente. Esses benefícios serão especialmente notados no transporte urbano de passageiros e nas cidades, que poderão desfrutar de um ar mais limpo”, ressalta Roberto Leoncini. “Isso reafirma o compromisso da nossa marca com a mobilidade sustentável e a descarbonização, seguindo os pilares ESG no Brasil”.


Ônibus elétricoMercedes-Benzapresenta pacotes modulares de bateria


“Energia é aquilo que nos move diariamente a fim de oferecer o melhor para os nossos clientes”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus daMercedes-Benzdo Brasil.“No caso do eO500U, que logo estará nas ruas, sãodois pacotes de baterias na traseira e até quatro pacotes no teto do ônibus”.


Assim que o motorista aciona o veículo e acelera, a energia sai das baterias e, por meio de cabos, chega adois motores de tração elétrica no eixo traseiro, um em cada ponta do eixo, junto ao cubo de roda. É este eixo eletrificado que movimenta o ônibus. O sistema também permite regeneração de energia, possibilitando que as baterias sejam recarregadas durante a operação do veículo.


Outra novidade do eO500U é que oar-condicionado está integrado ao sistema de gestão de energia, garantindo assim, máxima eficiência. A tomada de força do sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in e leva até três horas para a recarga completa.


Um produto brasileiro com muitas vantagens para os clientes


OeO500Ufoi desenvolvido pela Engenharia daMercedes-Benzdo Brasil para a realidade do País, como para a América Latina e outros mercados de exportação. O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro tem referência no ônibus integraleCitaroda Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e também na Alemanha.


Arobustez mecânica do consagrado chassiMercedes-BenzO 500, linha com mais de 15.000 unidades vendidas na América Latina, garante a qualidade amplamente reconhecida no Brasil e no mercado externo. Isso possibilita que o eO500U ofereçao maior PBT– peso bruto total (21.200 kg) ea maior capacidade de passageiros da categoria(até 83 passageiros na configuração padron).




Outros grandes destaques do veículo são amaior capacidade de armazenamento de energia, até 588 kW/h.A modularidade dos pacotes de bateriasassegura uma melhor configuração para cada aplicação.



Oeixo dianteiro com suspensão independenteresulta em maior raio de giro do veículo e em mais conforto aos passageiros.

Primeiro modelo elétrico da consagrada linha de ônibus O 500


O chassieO500Ué ummodelo Padron 4x2da consagrada linha O 500. Com piso baixo, pode recebercarroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Sua autonomia é a maior entre ônibus elétricos no Brasil, em torno de 250 km.




OeO500Uvem equipado comfreio eletrônico EBSe sistema de regeneração de energia. O trem-de-força traz para o motorista uma experiência nova de condução, ainda mais suave, confortável, além detotalmente silenciosa.



O painel de instrumentos é totalmente novo para se adequar às novas necessidades de controle e traz informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.



BancoMercedes-Benz



Para apoiar as vendas e facilitar a aquisição dos nossos veículos, o BancoMercedes-Benzoferece opções de financiamento adequadas às demandas do mercado, como BNDES Finame e CDC. A instituição, maior financiadora de ônibus da marca alemã no país, tem como uma de suas premissas o desenvolvimento contínuo de soluções de financiamento e seguros centrados nas necessidades dos clientes, em parceria com a fábrica e a rede de concessionários.

Publicidade