AMercedes-Benzdo Brasil apresenta ao público, nesta semana, o
eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a bateriasque registra a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País. Com pré-lançamento realizado de forma virtual no ano passado, devido à pandemia, o novo membro da consagrada família O 500 está exposto no estande da marca na Lat.Bus Transpúblico 2022 – Feira Latino-americana do Transporte. Juntamente com a 35ª edição do Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), este é o maior evento da mobilidade no Brasil e na América Latina, que ocorre, entre 9 e 11 de agosto, na São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, na capital paulista.
Além da exposição do chassi
eO500Uno estande, um ônibus elétrico encarroçado está disponível para demo-drive aos visitantes da Lat.Bus, num circuito criado na área externa do pavilhão da feira.
“Esse é um lançamento muito especial para todos nós, mais um grande marco histórico na notável trajetória de pionerismo e inovação de 65 anos da Empresa no País”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus daMercedes-Benzdo Brasil. “Juntamente com nossos parceiros, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade. Estamos muito orgulhosos e felizes. E é muito bom saber que nosso time brasileiro faz parte do plano da Daimler Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias e hidrogênio em todos os segmentos até 2030. Ou seja, vamos contribuir para a redução das emissões e para a descarbonização no transporte. Isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade”.
Suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidadeDe acordo com o executivo, aMercedes-Benzdará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a chegada da tração elétrica. “Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, diz Roberto Leoncini.
Os concessionáriosMercedes-Benzestão treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado aos clientes de ônibus elétricos. A Empresa está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e, agora também, empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias.
“Todos, enfim, terão apoio total na transição para o elétrico, com a qualidade e a credibilidade daMercedes-Benze com expertise local e global da Daimler Buses”, destaca Roberto Leoncini. “Aliás, nós já criamos uma equipe de
eMobilityque vai centralizar todas as ações ligadas a esse novo produto e segmento de mercado. As empresas Enel X, Engie, Raízen, VG Mobility e WEG, por exemplo, já estão com aMercedes-Benzna implantação da infraestrutura de recarga e no fornecimento de energia elétrica para atender nossos clientes. Agradeço aos parceiros por estarem conosco nessa jornada, afinal, ninguém faz nada sozinho. É muito bom contar neste projeto com a experiência e competência de empresas especializadas”.
A linha de produção de chassis de ônibus, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), com conceitos da Indústria 4.0, está totalmente preparada para o ônibus elétrico, tendo capacidade para atender o mercado interno e as exportações para países da América Latina e Oceania.
“Já temos 100 encomendas programadas para entrega entre o final de 2022 e início de 2023. Com o lançamento do ônibus elétrico, aMercedes-Benztraz uma contribuição muito importante para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente. Esses benefícios serão especialmente notados no transporte urbano de passageiros e nas cidades, que poderão desfrutar de um ar mais limpo”, ressalta Roberto Leoncini. “Isso reafirma o compromisso da nossa marca com a mobilidade sustentável e a descarbonização, seguindo os pilares ESG no Brasil”.
Ônibus elétricoMercedes-Benzapresenta pacotes modulares de bateria“Energia é aquilo que nos move diariamente a fim de oferecer o melhor para os nossos clientes”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus daMercedes-Benzdo Brasil.“No caso do eO500U, que logo estará nas ruas, são
dois pacotes de baterias na traseira e até quatro pacotes no teto do ônibus”.
Assim que o motorista aciona o veículo e acelera, a energia sai das baterias e, por meio de cabos, chega a
dois motores de tração elétrica no eixo traseiro, um em cada ponta do eixo, junto ao cubo de roda. É este eixo eletrificado que movimenta o ônibus. O sistema também permite regeneração de energia, possibilitando que as baterias sejam recarregadas durante a operação do veículo.
Outra novidade do eO500U é que o
ar-condicionado está integrado ao sistema de gestão de energia, garantindo assim, máxima eficiência. A tomada de força do sistema de recarga das baterias é do tipo plug-in e leva até três horas para a recarga completa.
Um produto brasileiro com muitas vantagens para os clientesO
eO500Ufoi desenvolvido pela Engenharia daMercedes-Benzdo Brasil para a realidade do País, como para a América Latina e outros mercados de exportação. O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro tem referência no ônibus integral
eCitaroda Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e também na Alemanha.
A
robustez mecânica do consagrado chassiMercedes-BenzO 500, linha com mais de 15.000 unidades vendidas na América Latina, garante a qualidade amplamente reconhecida no Brasil e no mercado externo. Isso possibilita que o eO500U ofereça
o maior PBT– peso bruto total (21.200 kg) e
a maior capacidade de passageiros da categoria(até 83 passageiros na configuração padron).
Outros grandes destaques do veículo são a
maior capacidade de armazenamento de energia, até 588 kW/h.
A modularidade dos pacotes de bateriasassegura uma melhor configuração para cada aplicação.
O
eixo dianteiro com suspensão independenteresulta em maior raio de giro do veículo e em mais conforto aos passageiros.
Primeiro modelo elétrico da consagrada linha de ônibus O 500O chassi
eO500Ué um
modelo Padron 4x2da consagrada linha O 500. Com piso baixo, pode receber
carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Sua autonomia é a maior entre ônibus elétricos no Brasil, em torno de 250 km.
O
eO500Uvem equipado com
freio eletrônico EBSe sistema de regeneração de energia. O trem-de-força traz para o motorista uma experiência nova de condução, ainda mais suave, confortável, além de
totalmente silenciosa.
O painel de instrumentos é totalmente novo para se adequar às novas necessidades de controle e traz informações específicas do motor elétrico, das baterias e dos demais sistemas eletrônicos.
BancoMercedes-BenzPara apoiar as vendas e facilitar a aquisição dos nossos veículos, o BancoMercedes-Benzoferece opções de financiamento adequadas às demandas do mercado, como BNDES Finame e CDC. A instituição, maior financiadora de ônibus da marca alemã no país, tem como uma de suas premissas o desenvolvimento contínuo de soluções de financiamento e seguros centrados nas necessidades dos clientes, em parceria com a fábrica e a rede de concessionários.