Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

SERASA alerta para golpe pelo WhatsApp

Os criminosos conseguem acesso aos dados de segurança do celular da vítima e clonam o número

Publicado em: 16 de setembro de 2022 às 18:43

Interessados na desatenção dos mais de 2 bilhões de pessoas que usam o aplicativo WhatsApppara se comunicar pormensagens de texto e de voz no mundo, os golpistas vêm se especializando em invadir contas e ludibriar usuários, como mostra a série semanalSempre Alerta, da Serasa.

No Brasil são quase 120 milhões de usuários aptos a cair nas armadilhas de criminosos, principalmente nos três golpes mais praticados no país contra o aplicativo da empresa Meta:clonagem, aconta falsae oApp espião. Veja como se proteger contra eles:

Clonagem do WhatsApp

Oscriminosos conseguemacesso aos dados de segurançado celular da vítima eclonam o número de WhatsApp. Com isso eles conseguem bloquear o acesso da pessoa ao aplicativo, pedir dinheiro aos contatos dela e até furtar outros conteúdos, como informações financeiras e bancárias, para aplicar outros golpes.

Para obter os dados, os criminosos enviam umlink falsooutelefonam,se passando por funcionário da empresa. Eles oferecem um produto, um prêmio ou pedem confirmação de cadastro. Os golpistas solicitam umcódigo de confirmaçãoenviado porSMSque permitesequestrara conta de WhatsApp.

O golpe da conta falsa



Os criminosos conseguemhackear listas de contatosdas vítimas em aplicativos online ouroubar dados públicos em perfis de mídias sociais. Com os dados elescriam uma conta falsade WhatsApp com um número de telefone de mesmo código de área e adicionam nome, foto de perfil e status da vítima. Com isso, eles entram emcontato com amigos da vítimapara avisar que o número do telefone trocou e, em seguida,pedem dinheiroa esses contatos.

Para se proteger o usuário deve configurar aprivacidadepara quesó os contatospossamenxergar as informaçõesde perfil e a foto. Saiba que o WhatsApp tem umrecurso automático que avisaquando um contato troca de número.

O APP espião



Permite oacesso remotoda conta de terceiros por aplicativos espiões, osspywares, que permitem o monitoramento das atividades da vítima no celular. O espião pode ser instalado poracesso físicoao aparelho de telefone da vítima ouphising,que é o furto de dados por meio de links maliciosos. Com isso, o criminoso tem acesso remoto aos dados pessoais, mensagens de WhatsApp, código de verificação, senhas de e-mail e mídias sociais, entre outras.

O App espião pode ser identificado pelo consumo mais rápido dabateria,aumento de horasde uso do celular esuperaquecimento.A solução éreinstalar o sistema operacional e conferir o antivírus.

O que fazer após cair no golpe do WhatsApp



Avise o maior número de contatos possível;Faça um Boletim de Ocorrência (B.O);Peça para seus contatos bloquearem o seu número e denunciarem ao WhatsApp a conta invadida;Envie e-mail parasupport@whatsapp.comcom cópia do B.O. e peça para a conta ser desativada.

Confira mais dicas no blog da Serasa Premium:https://www.serasa.com.br/premium/blog/golpes-de-whatsapp-saiba-e-previna-se/



Link para o vídeo do Ensina:https://www.youtube.com/watch?v=_w51rBbg0JY



Serasa Premium ajuda na proteção dos dados

OSerasa Premiumajuda o usuário a se proteger de fraudes por meio do monitoramento dos dados em tempo real. Alertas de consultas e de outras movimentações no CPF e CNPJ mantém o usuário informado sobre a situação.

Saiba mais em:https://www.serasa.com.br/premium/



Sobre a Serasa:

Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais.

Informações à imprensa:

Publicidade