Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Sustentabilidade de um novo nível

Artigo por André Cardoso, Country Manager da CHEP Brasil

Publicado em: 21 de outubro de 2022 às 11:49

Sustentabilidade de um novo nível

Mais do que uma tática para alcançar um nicho de mercado, a sustentabilidade tornou-se parte da maneira como muitas organizações pensam e operam.

Ela está embutida no DNA da CHEP, empresa global do grupo Brambles e pioneira em economia de compartilhamento e logística de pool, desde sua criação há décadas.

Presente no Brasil há 20 anos, um país em que a pauta ambiental é uma das mais centrais em termos socioeconômicos, a CHEP pode constatar que a sustentabilidade da cadeia de fornecimento é positiva não apenas para o meio ambiente e as pessoas, mas também para os negócios. É um ponto cada vez mais relevante, com uma velocidade acelerada pelas crises econômicas e de saúde pública que marcaram os dois últimos anos.

A CHEP concede regularmente certificados de sustentabilidade para suas empresas-clientes, como no caso recente da Nivea, marca líder em produtos de cuidados com a pele, recebeu uma certificação de logística sustentável da CHEP. Ao longo do ano de 2021, a NIVEA chegou a números impressionantes em comparação com seus processos logísticos anteriores à parceria: contribuiu para a redução de 82% nas emissões de CO2 na atmosfera (o equivalente a 781 mil Kg, ou 714 mil Km rodados de caminhão), poupou 87% de madeira (equivalente a 1390 árvores) e evitou o descarte de 98% de resíduos em aterros (equivalente a 497 mil Kg, ou 117 caminhões).



Entrega do certificado de sustentabilidade de CHEP para a NIVEA Brasil, em seu CD localizado em Jundiaí-SP



Além de oferecer consultoria em processos logísticos para os clientes com foco em alcançar altos níveis de sustentabilidade dentro de uma cadeia de suprimentos regenerativa, a CHEP se diferencia neste mercado pelo alto padrão de qualidade empregado na construção de seus reconhecidos paletes azuis. Utilizando apenas madeira certificadamente reflorestada, medidas padronizadas e sistema de grampos exclusivos, os paletes CHEP permitem o encaixe perfeito e o transporte seguro das mercadorias sem provocar avarias nas embalagens e consequentes perdas, tão comuns nos “paletes brancos” comercializados pelo mercado.



À medida que as empresas avançam em direção a práticas mais alinhadas ao ESG (do inglês Environmental, social, and corporate governance), os consumidores, por sua vez, estão incentivando a mudança, escolhendo marcas que demonstram seu engajamento com sustentabilidade. Uma pesquisa global realizada em 2021 pelo Institute of Business Value mostra que a maioria dos consumidores pesquisados pagaria mais por um produto sustentável ou aceitaria um corte salarial por um futuro mais sustentável.



O modelo operacional da CHEP, baseado na troca e reutilização, é essencialmente circular. Mais do que apenas um modelo de negócios eficiente, podemos dizer que a sustentabilidade está palpavelmente embutida em tudo o que fazemos e nos impulsiona a fazer mais. As iniciativas e táticas do programa global de sustentabilidade da CHEP estão ligadas às 17 Metas de Desenvolvimento Sustentável estabelecidas pelas Nações Unidas em 2015 ao longo de 5 anos (até 2020 e depois 2025).



Tendo alcançado nossas metas para 2020, percebemos que não era mais suficiente nos concentrarmos na redução de nossa pegada de carbono. Como pioneiros da economia circular, o primeiro passo foi reconhecer nosso real impacto sobre o meio ambiente. Em seguida, trabalhar com clientes, a exemplo da NIVEA, parceiros e pessoas para reduzi-la. Neste sentido, fizemos alianças que incluem a Fundação Ellen MacArthur e o Fórum Econômico Mundial.



E, finalmente, dar outro passo para passar de "menos negativo" para neutro e depois para positivo. Assim nasceu a ambição de ser pioneiro em uma cadeia de abastecimento regenerativa até 2025, com o objetivo de restaurar as áreas florestais, ir além do desperdício zero e encontrar soluções para a descarbonização.



Focamos em ter uma atuação corporativa positiva em relação aos negócios e à comunidade, contribuindo para uma economia circular funcional e um ambiente social mais inclusivo.



Um exemplo disso é que para cada árvore que cortamos, plantamos duas, o que significa que devolvemos mais recursos do planeta do que usamos. Trabalharemos com as comunidades locais para ajudá-las com novas fontes de renda e capital social através de créditos de carbono e madeira sustentável. Essa prática vai além da economia circular e torna-se regenerativa.



Produzimos equipamentos em um circuito fechado, sem desperdício, o que significa que o nosso objetivo é ter zero desperdício para todos os materiais principais até 2025. E estamos indo um passo adiante. Nosso objetivo global é transformar os plásticos de uso único em produtos de longa duração. Queremos atingir um mínimo de 30% de conteúdo reciclado em novos produtos até 2025 e produzir equipamentos com materiais 100% reciclados até 2030, considerando todas as regiões de atuação da CHEP – que inclui Américas, Europa, Ásia e Austrália.



Ser positivo nos negócios, portanto, significa usar nosso papel como capacitador na cadeia de fornecimento global, nossos relacionamentos e nossos ativos para criar mudanças sistêmicas para os negócios e para a vida das pessoas nas comunidades locais.



A transformação não será fácil, mas temos um longo histórico de demonstração de que podemos alcançar resultados inimagináveis quando se trata de sustentabilidade. Estamos comprometidos em liderar uma evolução rumo à regeneração, inventando um novo tipo de cadeia de fornecimento com as pessoas de nossa equipe, nossos fornecedores, nossos clientes e as comunidades que servimos. Estou convencido de que tudo isso nos permitirá oferecer valor social e valor financeiro simultaneamente. Essa é uma jornada conjunta e quem não gostaria de ir nessa direção?



Sobre a CHEP

A CHEP é uma empresa de logística sustentável que ajuda a mover mais mercadorias para mais pessoas, em mais lugares do que qualquer outra organização no mundo. Com forte presença global em mais de 60 países e liderança de mercado na América do Norte e Europa Ocidental, a CHEP faz parte do Grupo Brambles e está opera no Brasil há 20 anos. Suas paletes, caixas e contêineres formam a espinha dorsal invisível da cadeia de suprimentos global e as maiores marcas do mundo confiam na CHEP para ajudá-los a transportar seus produtos de forma mais eficiente, sustentável e segura. Como pioneira da economia compartilhada, a CHEP criou um dos negócios logísticos mais sustentáveis do mundo através da participação e reutilização de suas plataformas sob um modelo conhecido como "pooling". O objetivo da CHEP é criar um impacto positivo no planeta e na sociedade, sendo pioneira nas cadeias de suprimentos regenerativas.A CHEP atende principalmente os bens de consumo, que está em constante movimento (por exemplo, alimentos secos, mercearia e saúde e cuidados pessoais), produtos frescos, bebidas, varejo e indústrias de manufatura em geral.A CHEP possui aproximadamente 345 milhões de paletes, caixas e contêineres operando com uma rede de 750 centros de serviço, suportando mais de 500.000 pontos de contato de clientes para marcas globais como Procter & Gamble, Sysco e Nestlé.

Publicidade