Medo de cair em fraudes é a principal preocupação entre os consumidores que vão às compras na sexta-feira, dia 25 de novembro. Neste ano, em meio a Copa, os principais produtos buscados pelos entrevistados são os eletrodomésticos (36%), notebooks e celulares (35%) e itens de vestuário (28%). Para isso, 64% dos consumidores buscarão por crédito extra visando as compras da Black Friday.
Fraudes:Oito em cada dez entrevistados já sofreram alguma fraude na Black Friday. Se, por um lado, os dados aumentam o medo do consumidor, por outro, cresce a atenção e o cuidado com a variedade de medidas de segurança adotadas durante as compras.
·67% dos brasileiros têm medo de cair em fraudes durante as compras na Black Friday
·As situações de fraudes na Black Friday mais frequentes entre os consumidores entrevistados são o “Falso desconto” (41%) e o “Frete com valor muito alto/mais caro que o produto” (32%). 21% dos entrevistados afirmam nunca terem sofrido nenhuma fraude durante a Black Friday.
·A “Segurança do site” é o principal fator levado em consideração pelos consumidores na hora de fazer compras na Black Friday (38%). Na sequência estão: “Valor do frete” (35%) e “Valor final do produto” (33%).
·As principais medidas adotadas pelos entrevistados para evitar essas situações são “Compras em sites/lojas grandes e conhecidas” (34%); “Compras em sites/lojas das quais sou cliente” (33%); e “Ao fazer compras online, pesquiso se o site é de confiança” (32%). Ainda, 30% dos consumidores desconfiam quando o preço está muito abaixo da média e 26% buscam avaliações da loja/marca em redes sociais e sites especializados (Reclame Aqui, Consumidor.gov, Confiômetro etc.).
Intenção de compra:Quatro a cada dez consumidores já sabem os produtos que pretendem adquirir na Black Friday há mais de seis meses. Desde então, costumam procurar e comparar preços principalmente em sites de marketplace (51%) e nas lojas físicas (50%); e já têm em mente o ticket médio previsto para as compras.
·45% dos entrevistados pretendem realizar alguma compra na Black Friday de 2022. Dentre aqueles que não vão comprar ou que ainda não se decidiram (55%), o principal motivo é “Acho que não terei condições financeiras para compras durante a Black Friday” (35%); seguido por “Ainda não tenho nenhuma necessidade/nenhum produto em mente” (31%).
·De acordo com os consumidores que já estão decididos a realizar alguma compra na Black Friday, os eletrodomésticos são os mais pretendidos (36%); na sequência, estão os notebooks e celulares (35%) e os itens de vestuário (28%). Completam o top 10: móveis e itens de decoração (26%); televisão (22%); itens para a casa (22%); alimentos (18%); itens de beleza e perfumaria (15%); materiais de construção (14%); e automotivos (13%).
·40% dos consumidores que já decidiram os produtos estão buscando por eles há mais de seis meses. 31% estão há mais de um mês na busca. Outros 18% começaram a pesquisar pelos produtos somente em novembro – mês da Black Friday.
·A pesquisa pelos produtos é feita principalmente em sites de marketplace (51%) e diretamente nas lojas físicas (50%). 30% dos consumidores já pesquisam em lojas de marcas específicas que consideram comprar e 27% ficam atentos às redes sociais.
·A principal forma de pagamento que os respondentes pretendem utilizar para pagar as suas compras na Black Friday é o cartão de crédito (58%); seguido pelo Pix (17%) e pelo dinheiro (10%).
·Quanto ao valor médio que os respondentes pretendem gastar com as compras na Black Friday, temos:
o18% pretendem gastar até R$ 500,00
o22% pretendem gastar até R$ 1 mil
o30% pretendem gastar até R$ 2 mil
o17% pretendem gastar até R$ 5 mil
o13% afirmam não ter limite de valor
Crédito:Se alguns consumidores hesitam em fazer compras na Black Friday pela ausência de condições financeiras, outros já estão buscando alternativas para dar conta de todos os desejos durante o período de promoções.
·64% dos consumidores buscarão por crédito extra visando as compras da Black Friday. 43% deles por não terem limite disponível no cartão de crédito (principal meio utilizado); outros 24% pela possibilidade de parcelamento. 17% dizem que a necessidade do crédito é por não terem um cartão de crédito e outros 16% afirmam não ter dinheiro para pagamento à vista.
·A principal modalidade de crédito buscada é o cartão de crédito, com 85% de preferência; seguido pelo empréstimo pessoal, com 26%. Empréstimo para negativados e empréstimo sem comprovação de renda também são opções para 6% dos respondentes.
·49% dos consumidores que precisarão de crédito extra já estão há mais de seis meses na busca. 22% começaram a pesquisa há mais de um mês. Outros 19% vão começar a pesquisar pelos produtos somente em novembro – mês da Black Friday.
·Os bancos digitais são os mais buscados nesse momento (66%); seguidos pelos bancos tradicionais (52%) e pelas empresas especializadas em crédito (19%). E as modalidades de crédito mais buscadas são o cartão de crédito (85%) e o empréstimo pessoal (26%).
·Quanto ao valor médio de crédito extra pretendido:
o24% buscam por até R$ 1 mil de crédito extra
o27% buscam por um valor entre R$ 1 mil e R$ 2 mil
o27% buscam por um valor entre R$ 2 mil e R$ 5 mil
o14% buscam por um valor entre R$ 5 mil e R$ 10 mil
o7% buscam por um valor superior a R$ 10 mil
Serasa lança site com ferramentas gratuitas para evitar golpes na Black FridayO combo de serviços gratuitos, denominado
Central da Black Serasa,vai permitir que os brasileiros curtam o período de preços baixos de forma segura, evitando golpes e armadilhas que costumam prejudicar a temporada de ofertas especiais. A ferramenta disponibiliza serviços exclusivos, como verificador de sites e consultas sem custos adicionais, além de conteúdos e dicas para aproveitar as promoções com segurança.
Além da Central da Black, que passa a funcionar a partir do dia
18 de novembrono link
https://www.serasa.com.br/black-friday/, há outros conteúdos e serviços de combate à fraude e educação financeira que são disponibilizados no
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Sobre a Serasa:Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população com produtos e serviços digitais.