O Estado de São Paulo registrou o número recorde de abertura de empresas em janeiro deste ano, com 21.292 CNPJs. É o melhor desempenho do período já registrado desde o início da série histórica, em 1998. Os dados são da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE).
Na cidade de São Paulo, foram abertas 9.083 empresas no mesmo período, e é também o maior número desde 1998.
A marca alcançada é atribuída a um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado. A Jucesptem buscado digitalizar os serviços a fim de desburocratizar os processos e dar celeridade às novas constituições de CNPJs.Processos que levavam de 4 a 5 dias para serem concluídos chegam a ser finalizados hoje em até 24 horas.
Programas oferecidos pela SDE que fomentam o empreendedorismo também são responsáveis por esse recorde e pelo crescimento da formalização no Estado de São Paulo.
Por atividades econômicas, os setores que mais registraram processos de constituições em janeiro no Estado foram: comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (24,07%), atividades administrativas e serviços complementares (13,34%) e atividades profissionais, científicas e técnicas (12,31%). No município de São Paulo, foram:comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (21,20%), atividades administrativas e serviços complementares (16,16%) e atividades profissionais, científicas e técnicas (13,86%).
Confira os números:
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos ao Estado de São Paulo com foco na geração de emprego e renda. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). A pasta possui programas voltados ao empreendedorismo e a linhas de crédito do Banco do Povo para pequenos negócios.