A Secretaria da Cultura e Turismo promoverá – gratuitamente – o curso "Meliponicultura: Criação de Abelhas sem Ferrão" de 2 a 5 de outubro, das 8h às 17h, através de aulas teóricas e práticas. Interessados nas vagas, que são limitadas e direcionadas ao público acima de 18 anos, podem efetuar inscrição através do link
https://www.votuporanga.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/17/Capacitação-Meliponiculturae são confirmados por ordem de recebimento de cadastro.
O objetivo da realização de cursos gratuitos como este, é oportunizar à população uma possibilidade de conhecer e, ao mesmo tempo, ampliar o desenvolvimento do turismo rural do município, dando visibilidade a um nicho de produção que apresenta benefícios e vantagens aos pequenos produtores.
A secretária da pasta municipal, Janaina Silva, destaca a importância da capacitação. "Essas ações colaboram tanto para a população, que pode encontrar uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, quanto para o turismo rural da cidade, através de impulsionar a economia local".
O curso será realizado no Sindicato Rural de Votuporanga, localizado na Avenida Nasser Marão, nº 3.887 (Jardim Universitário) e abordará assuntos como legislação, principais espécies, variados tipos de produtos da Meliponicultura e materias utilizados nessa prática, entre outros.
A iniciativa é da Prefeitura de Votuporanga, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Votuporanga e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Principais espécies e produtos
Algumas das principais espécies de abelhas que não possuem ferrão são Jatai, Mandaçaia, Mandaguari, Manduri, Marmelada, Mirim ou Plebeia, Tubuna e Uruçu Amarelo e podem originar produtos como cerume, mel, pólen e própolis, além da possibilidade de lucro com o aluguel de colmeias para a polinização de pomares.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria da Cultura e Turismo: (17) 3405-9670, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.