A Black Friday está chegando. E, com ela, várias promoções. Se você já tem algo em mente que precisa ou deseja comprar, fique atento! O CAIXA Notícias preparou um material especial para que você não compre gato por lebre. Conheça as principais fraudes bancárias e dicas de como se proteger delas.
Dona Maria do Rosário (nome fictício), 70 anos, foi surpreendida com uma mensagem em seu celular sobre o pagamento de um boleto em sua conta que, supostamente, havia apresentado problema e precisava ser refeito. Intrigada, ela decidiu ligar para o número informado na mensagem.
"Como eu não havia feito nenhum pagamento de boleto, decidi ligar e o rapaz do outro lado da linha se identificou como André. Após confirmar meu nome e minha data de nascimento, relatei o ocorrido. Foi, então, que ele me alertou que a mensagem recebida era, na verdade, um golpe e orientou que eu atualizasse o aplicativo do banco e me enviou um link pelo WhatsApp”, detalhou. Dona Maria conta que clicou no link e imediatamente o aplicativo fechou, voltando para a tela inicial, onde estão todos os aplicativos.
Ao acessar a conta bancária pelo aplicativo instalado no celular, Maria do Rosário levou um susto: havia o registro de duas transferências não reconhecidas
."Após reiniciar o celular e acessar minha conta, descobri duas transferências não autorizadas, e nenhum registro de pagamento de boleto”, lembrou. No dia seguinte, ao procurar o banco, foi informada pelo gerente que havia caído em um golpe, mais conhecido como Golpe da Falsa Central de Atendimento (saiba mais abaixo).
Para evitar
situações como a de dona Maria, a CAIXA investe em informação, dicas de segurança e boas práticas contra os golpes bancários, como detalha José Abílio de Paiva Ramos, gerente nacional de detecção e reação à fraude da CAIXA.
“Esteja alerta sempre que receber contatos inesperados com situações de urgência ou oportunidades imperdíveis. Interrompa imediatamente a conversa em caso de ligações suspeitas e entre em contato diretamente com a CAIXA pelos canais oficiais. Além disso, nunca utilize a mesma senha para fins financeiros, evite anotá-la em locais inseguros e nunca compartilhe informações sensíveis por mensagens", alerta Abílio.
Conheça os golpes bancários mais comuns e saiba como se prevenirGolpe da Falsa Central de Atendimento
Esse é um dos tipos mais frequentes, por alcançar um número maior de pessoas ao mesmo tempo. Enquanto outros golpes exigem contato pessoal, na falsa central os criminosos enviam mensagens em massa para vários clientes, como spam.
Nesses casos, os golpistas se passam por funcionários do banco alegando problemas nos cartões, PIX agendados ou contas das vítimas. Eles fingem ser de uma central de atendimento e solicitam senhas e atualizações de sistemas.
É importante lembrar que a CAIXA nunca pede informações pessoais e confidenciais ao telefone. Caso desconfie, desligue imediatamente e entre em contato com a CAIXA pelos canais oficiais.
Golpe do Falso Motoboy
Neste golpe, os criminosos se passam por representantes da CAIXA e solicitam senhas e dados pessoais. Eles instruem o cliente a cortar o cartão ao meio e entregá-lo a um falso motoboy que irá até a residência da vítima.
A CAIXA nunca recolhe cartões em domicílio. Não compartilhe dados confidenciais com terceiros e proteja suas informações pessoais.
Golpe da Maquininha
Durante o pagamento de compras, é preciso estar atento aos golpistas que digitam valores maiores em maquininhas danificadas ou aproveitam a distração do cliente para cobrar um valor indevido. Fique atento aos valores cobrados, às maquininhas e utilize sempre aplicativos de entrega confiáveis.
Confira, abaixo, algumas dicas para não cair em ciladas:
Golpe da Troca do Cartão
Neste golpe, os criminosos observam a senha digitada na maquininha e, em seguida, trocam o cartão do cliente por outro. Confira três passos para realizar suas transações com cartão em segurança:
Golpe do Cartão Preso no ATM
Fique atento aos dispositivos maliciosos! Golpistas instalam equipamentos nos terminais de autoatendimento para prender o cartão inserido. Em seguida, solicitam os dados pessoais da vítima através de um número falso. Evite aceitar ajuda de estranhos no caixa eletrônico e procure um funcionário da agência se o cartão ficar preso. Caso necessário, entre em contato com a central de atendimento da CAIXA.
Informação e vigilância: a chave para evitar golpes e fraudes no mundo bancárioPara proteger seus clientes contra fraudes e golpes, a CAIXA está constantemente aprimorando seus mecanismos de segurança, como explica José Abílio de Paiva Ramos.
"Manter o cliente atualizado em relação às sofisticações e novas modalidades de golpes que surgem diariamente é o principal desafio. A área de segurança promove ações e eventos de conscientização, além de fornecer materiais informativos para distribuição a clientes e empregados”, afirma.
Além de informar, é fundamental adotar procedimentos eficazes para lidar com situações em que os clientes se tornam vítimas desses crimes. Neste contexto, surge a importante pergunta: quais são os procedimentos que a CAIXA adota quando um cliente relata ter sido vítima de um golpe? O gerente responde!
“Quando recebemos um relato de golpe, todas as contas CAIXA que receberam valores de possível origem criminosa são incluídas em um sistema interno para que sejam analisadas por uma equipe especializada para emissão de parecer indicando a manutenção ou o encerramento da conta”, explica. “Esse parecer é enviado à agência detentora da conta que, com base no fundamentoConheça seu Cliente, determina pela sua manutenção ou encerramento”, conclui José Abílio.
Proteja-se desses golpes tomando precauções simples, mas eficazes. Esteja sempre atento aos seus dados pessoais, desconfie de solicitações suspeitas e mantenha-se informado sobre as práticas de segurança recomendadas pela CAIXA.
Em caso de qualquer suspeita, não hesite em buscar orientação junto à instituição. Lembre-se: a segurança é fundamental quando se trata das suas finanças.
ServiçoConfira as dicas da Cartilha de Segurança da CAIXAEm caso de dúvidas ou suspeitas de golpes, contate a central de atendimento da CAIXA pelos números 0800 104 0104, 4004-0104 e 0800 726 0101. Acesse a
página de Segurança da CAIXApara mais informações sobre proteção contra fraudes. Para denunciar mensagens suspeitas, tire um print e envie para
abuse@caixa.gov.br. Proteja-se e conte com a CAIXA.