As vagas são para os municípios de Catanduva (75), Fernandópolis (40), Jales (60), Mirassol (25), Santa Fé do Sul (60) e Votuporanga (75). São 12 opções de cursos: Ajudante de Logística; Desenho no AutoCAD; Design de Plataforma Digitais e Experiência do Usuário; Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais; Gestão de Pequenos Negócios; Introdução à Robótica Utilizando Arduíno; Aprenda a Programar em C#; Excel Aplicado à Área Administrativa; Técnicas de Atendimento; Jogos Digitais; Criação de Sites e Plataformas Digitais; e Tecnologia e Eletricidade Automotiva.
A carga horária é de 120 horas que podem ser realizadas ao longo de quatro meses. As aulas presenciais serão realizadas em instituições de ensino parceiras, como Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) e unidades do SENAI, de 83 municípios do estado de São Paulo.
Os cursos foram pensados e desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho e abrangem as seguintes áreas: Tecnologia da Informação, Gestão e Negócios e Automotivo. De acordo com o IBGE (2023), cerca de 17,1% da população jovem do Estado de SP não estuda e está sem ocupação.
As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro no site www.qualificasp.sp.gov.br, onde será possível também consultar os municípios participantes. Não é necessário realizar processo seletivo. As aulas têm previsão de início em março.
A comunicação com os inscritos é feita unicamente por e-mail, utilizando-se os dados pessoais de cada candidato informados no ato do cadastro no site.
Serviço
Inscrições para cursos profissionalizantes do Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego
Prazo: até 27/02
Site: www.qualificasp.sp.gov.br
Sobre a SDE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).