A Associação Paulista de Municípios (APM) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) firmaram no último dia 10/9 um acordo de cooperação dos programas técnicos da instituição estadual para apoio aos municípios, notadamente o Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (PATEM), que será retomado em breve.
A assinatura do documento aconteceu na sede da APM e contou com a presença do diretor-presidente do IPT, Anderson Correia, da Diretora de Estratégia e Relações Institucionais do IPT, Natália Neto Pereira Cerize e da Pesquisadora e Coordenadora da Cooperação APM/IPT, Ros Mari Zenha. Acompanhando o presidente da Associação, Marcelo Barbieri, estava Dalva Christofoletti Paes da Silva, relações públicas da APM.
De bastante importância para os municípios de menor porte, o PATEM tem por objetivo suprir as necessidades de ordem técnica das prefeituras que não contam com recursos nem capacitação funcional em seu quadro de servidores, especialmente nos seguintes temas: cidades inteligentes, cidades sustentáveis, cidades resilientes e atendimentos emergenciais.
Por meio da cooperação, a APM fará essa interlocução com os municípios, viabilizando com eficiência e menos burocracia os serviços do IPT, uma instituição que há 125 anos cria e aplica soluções tecnológicas para setores da economia, governos e sociedade em apoio à superação de desafios.
Para o presidente da APM, o acordo é histórico e uma grande conquista para os gestores públicos municipais. “O IPT é um orgulho do nosso Estado e será de grande ajuda para orientar e oferecer ferramentas de ponta para os gestores paulistas. O presidente Anderson, desde que assumiu seu mandato recentemente, tem conversado conosco e reforçado como essa parceria é importante para o trabalho do Instituto”, afirmou.
Barbieri destacou que muitos municípios terão novos gestores a partir das eleições de outubro, grande parte deles em primeiro mandato. “Por isso a cooperação com o IPT é ainda mais importante, para oferecer todo o auxílio no momento da transição e início de governo, viabilizando programas fundamentais para a população com agilidade, inovação e tecnologia”, concluiu, agradecendo também ao Governador Tarcísio de Freitas pela parceria e trabalho em prol do municipalismo.
Anderson Correia afirmou na reunião que a retomada do PATEM era um desejo de longa data do Instituto. “É um projeto estratégico nosso, por isso essa cooperação com a APM é muito importante. Somos uma referência na área de gestão por sermos transversais, com estudos, consultorias, serviços e formação para diversos setores. Em breve teremos os primeiros resultados desse trabalho muito importante, que começa a partir da assinatura desse acordo”, finalizou.
Encontro em CampinasAo final da reunião, Marcelo Barbieri convidou formalmente Correia e o IPT a participarem do 1º Encontro Municipalista de Prefeitos e Prefeitas Eleitos no Estado de São Paulo, organizado pela APM e que acontecerá entre os dias 18 e 19 de novembro, no Instituto Agronômico de Campinas.
O Instituto deverá ter uma participação especial, apresentando um painel e apresentando seus serviços aos gestores públicos paulistas que serão eleitos em outubro.