O Mercado Livre, líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, apresenta a campanha “
Silêncio”, que demonstra os esforços da companhia para reduzir o impacto ambiental das suas entregas. A ação publicitária resgata como a empresa, de forma silenciosa e pautada pela sustentabilidade e a inovação, tem expandido sua frota elétrica nos últimos anos. Criada pela agência GUT Buenos Aires e exibida inicialmente no Brasil, a campanha está no ar em múltiplas plataformas, incluindo televisão, meios digitais e instalações OOH. Nas redes sociais, também serão exibidas entrevistas com exemplos de pessoas que começaram a atuar em silêncio em seus territórios e que ao longo do tempo multiplicaram seus impactos positivos para o meio ambiente.
“Todos podemos fazer algo pelo planeta de maneira silenciosa. Para criar esta campanha, nos inspiramos nesses pequenos atos cotidianos, como desligar a televisão quando não estamos assistindo ou fechar a torneira enquanto escovamos os dentes", afirmaram Christian Rosli e Joaquín Campins, Diretores Gerais de Criação da GUT Buenos Aires.
Como parte da sua estratégia ambiental, desde 2020, o Mercado Livre tem investido em veículos elétricos para reduzir o impacto ambiental, especialmente na primeira e última milhas. No modelo de frota dedicada, os veículos silenciosos emitem entre 50% e 85% menos CO2 e são utilizados de acordo com a disponibilidade, rotas programadas e abastecimento ao longo dos trajetos.
A companhia possui veículos elétricos no Brasil, México, Colômbia e Chile, sendo detentora da maior frota elétrica privada da América Latina, atualmente com 2,8 mil carros elétricos, um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2023. No Brasil, são mais de 1.300 veículos, 30% a mais que no ano passado. Por meio desta frota, já foram realizadas 36 milhões de entregas de produtos na América Latina, 44% das quais ocorreram no Brasil. A frota de veículos menos poluentes se complementa com mais de 160 caminhões a gás GNV e biometano.
"Estamos cientes de que o crescimento do ecossistema de negócios do Mercado Livre, em especial o avanço em nosso marketplace, redobra nossa responsabilidade em sermos cada vez mais eficientes em nossas estratégias para reduzir o impacto ambiental em toda a cadeia de valor. Por isso é tão decisiva a incorporação de veículos elétricos à nossa frota, ao mesmo tempo em que seguimos perseguindo modelos alternativos de engenharia logística de baixo carbono", afirma Frederico Rezeck, diretor sênior de Transportes do Mercado Livre no Brasil.
Inovações em cursoPara potencializar a busca por soluções inovadoras com menor impacto ambiental, o Mercado Livre estabeleceu parceria com a
Newlab, uma plataforma de inovação dos EUA, com atuação internacional, e umasede regional em Montevidéu, no Uruguai. Juntas, lançaram o Low-Carbon Logistics Stulio,uma iniciativa para co-projetar e implementar projetos de mobilidade sustentável. Em 2023, mais de 120 startups internacionais, 60% provenientes de países da América Latina, participaram de uma convocatória para desenvolver tecnologias emergentes de baixa emissão de CO2 voltados para a última milha do transporte do Mercado Livre. Atualmente, estão em curso uma série de pilotos no Brasil, no México e no Uruguai, incluindo projetos de micromobilidade, hibridização, otimização da infraestrutura de carregamento das baterias e logística com modais alternativos.
O Mercado Livre também participa ativamente de discussões sobre mobilidade elétrica nas esferas pública e privada, como membro da Aliança pela Mobilidade Sustentável, movimento que reúne 19 empresas no Brasil. “Após anos de um trabalho mais interno, com parceiros e fornecedores, estamos iniciando este diálogo público mais aberto, inclusive com esta campanha publicitária, entendendo que são muitos os desafios coletivos que precisamos enfrentar para que soluções cada vez mais acessíveis e escaláveis de mobilidade sustentável sejam promovidas em nosso país e em toda a América Latina", compartilha Ariel Katz, gerente sênior de meio ambiente do Mercado Livre.