A Rumo, maior operadora de ferrovias do país, em parceria com a Prefeitura de Votuporanga, entregou na última quarta-feira (25) a nova passagem inferior de veículos e pedestres, localizada na Avenida República do Líbano, no Bairro Sonho Meu.
O projeto, que faz parte das contrapartidas pactuadas com o Governo Federal durante a renovação antecipada da concessão da Malha Paulista, teve um investimento total de R$ 22,3 milhões. A obra foi executada nos últimos 10 meses e gerou aproximadamente 60 empregos diretos e 40 indiretos.
Com 32,1 metros de comprimento e 6,4 metros de altura, a passagem inferior foi planejada para oferecer uma nova alternativa de mobilidade para os moradores da região, proporcionando um trânsito mais seguro, fluido e sem interrupções. A expectativa é que a obra traga melhorias significativas no tráfego da cidade, garantindo a segurança das pessoas e da operação ferroviária.
Giana Custódio, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, destacou a relevância da entrega. “A conclusão dessa obra em Votuporanga reforça o compromisso da Rumo em promover uma convivência harmônica entre a população e a ferrovia por meio de um trânsito mais seguro, assegurando a qualidade de vida dos moradores”, disse.
Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 9 terminais de transbordo ao longo da malha e 5 terminais portuários nos principais portos brasileiros. Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.