Para dar mais transparência às informações e atividades, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) passa a oferecer, em seu portal, painéis de dados sobre
veículos,
habilitaçãoe
infrações. Eles se somam às estatísticas de sinistros de trânsito já disponibilizadas com base no Infosiga, plataforma do sistema viário que abrange as competências de diversos órgãos em nível federal, estadual e municipal, com informações de todos os municípios do estado.
Na aba Veículos, é possível ver estatísticas sobre a frota de veículos paulista, sobre licenciamento no estado e sobre a emissão do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Ali, é possível saber, por exemplo, que a frota ativa do estado de São Paulo se aproxima de 30 milhões de veículos, que um terço dos veículos paulistas já têm mais de vinte anos e que a frota flex (álcool e gasolina) ainda predomina no estado.
Na aba Habilitação, há dados sobre motoristas e emissão de carteira nacional de habilitação (CNH). No acesso à área, é possível acompanhar, entre outros aspectos, o tamanho da população de condutores em São Paulo, a maior do país - atualmente com 24,4 milhões de motoristas habilitados, sendo as mulheres maioria na categoria B, enquanto os homens dominam entre as motocicletas. A faixa etária entre 41 e 50 anos é onde se concentra a maior quantidade de condutores.
?Em Infrações, o usuário fica informado que a multa mais comum é aplicada a quem deixa de registrar o veículo no prazo de 30 dias contados a partir da transferência da propriedade (detalhe ao lado). Um dado interessante é que mais de 855 mil multas foram lavradas em 2025, das quais apenas cerca de 35 mil foram pagas (4,14%). Além disso, é possível ter acesso a dados do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), pelo qual se pode regularizar a pendência com 40% de desconto, dentro do prazo e sem recursos.