Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Entidades de Votuporanga recebem compostagem

Cada instituição foi contemplada com 315 pacotes de composto orgânico

Publicado em: 25 de junho de 2025 às 19:16

Entidades de Votuporanga recebem compostagem
Entidades assistenciais de Votuporanga receberam mais um importante reforço para seguir desenvolvendo seus trabalhos. Graças a uma parceria entre a Prefeitura de Votuporanga, Fundo Social de Solidariedade, Saev Ambiental, Rotary Votuporanga e a empresa Zelo Ambiental, cada entidade foi contemplada com 315 pacotes de composto orgânico, que poderão ser revertidos em renda para ajudar no custeio das instituições.
A entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (25/6), no auditório do Parque da Cultura, e contou com a presença da primeira-dama, Rose Seba; do vice-prefeito, Luiz Torrinha; do superintendente da Saev Ambiental, Luciano Passoni; do presidente do Rotary Club de Votuporanga, Marcelo Madrid, que na ocasião também estava acompanhado do casal governador do distrito do Rotary, Éder Bocchini e Nelly; do vereador Marcão Braz; e do assessor do Deputado Carlão Pignatari, Osvaldo Carvalho.
As entidades participantes poderão comercializar os produtos e reverter o valor arrecadado para a continuidade dos atendimentos socioassistenciais. O projeto consistiu na produção do composto orgânico para utilização como adubo através de restos de alimentos coletados em supermercados, restaurantes e feiras livres de Votuporanga. A produção do material seguiu todos os protocolos sanitários e, além do caráter ambiental, agora, o projeto visa também ajudar as entidades assistenciais de Votuporanga por meio da venda do composto.

José Oliveira, daempresa ZeloAmbiental, contratada pela Saev Ambiental, elogiou o pioneirismo de Votuporanga, destacando que, enquanto outras cidades ainda enterram lixo e, com isso, enterram também dinheiro, o município transforma resíduos em solução ambiental e social. “Não existe nenhum projeto igual a esse no Brasil, o que se vê por aí são pequenas ações. Votuporanga é referência em cuidado com o meio ambiente”, afirmou.

O vice-prefeito Luiz Torrinha expressou sua gratidão pela participação das entidades no projeto, destacando o carinho e a dedicação com que a administração municipal, junto à primeira-dama Rose Seba, trata o terceiro setor. “É contagiante ver esse trabalho tão bonito. Me sinto lisonjeado em entregar hoje um produto que será transformado em recursos para cuidar de crianças, jovens e idosos atendidos por essas instituições”, afirmou. Ele elogiou a iniciativa, ressaltando que “isso é Rotary, um grupo de conselheiros e amigos unidos para fazer de Votuporanga uma cidade cada dia melhor”.
O superintendente da Saev Ambiental, Luciano Passoni, ressaltou a importância de cuidar do meio ambiente como um compromisso diário de todos, lembrando que dele dependemos para viver. Ele destacou a necessidade de atenção especial à área urbana, onde o impacto ambiental é maior por ser o principal espaço de convivência.
Segundo Passoni, atualmente há um investimento de cerca de R$ 15 milhões por ano destinado ao tratamento do lixo, englobando manutenção e operação dos serviços. Sobre o projeto de compostagem, ele afirmou que a iniciativa contribui para desonerar a Saev, já que parte dos resíduos orgânicos que antes seriam destinados ao aterro sanitário agora são transformados em adubo, retornando às entidades como uma nova fonte de recursos. “É um momento importante, que pode ser um divisor de águas na forma como lidamos com o meio ambiente”, concluiu.
Em sua fala durante o evento, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Seba, contou que, ao tomar conhecimento do projeto de compostagem, imediatamente pensou nas entidades, levou a proposta e ficou feliz ao ver que houve adesão à iniciativa. “Tudo o que o Jorge e eu fazemos é por vocês e para vocês”.
Rose agradeceu toda ajuda do Rotary nos projetos e iniciativas sociais. “Eles sempre estão com a gente, como na campanha do Aquece Votu, quando doaram mais de 200 mantas que já estão sendo distribuídas para quem mais precisa”, relembrou.
Emocionada, agradeceu também a cada uma das entidades presentes, reconhecendo a dedicação em atender com amor e responsabilidade crianças, jovens e idosos. “Vocês fazem um trabalho maravilhoso e, no que o Jorge e eu podermos ajudar junto com os nossos parceiros, podem contar conosco sempre”, afirmou.
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade