Pensando em assessorar a população de forma mais eficaz na área jurídica, a Secretaria de Direitos Humanos de Votuporanga firmou parceria com o curso de Direito da Unifev. A pasta municipal está encaminhando casos para o Escritório Modelo da graduação, onde há alunos estagiários e professores prontos para orientar os cidadãos.
Os universitários analisam os casos e, dependendo da situação, ajuízam ação judicial para o atendido, dando-lhe todo suporte jurídico que necessitar, na área da comarca de Votuporanga.
Os atendimentos ocorrem no Escritório Modelo do curso de Direito, localizado na Cidade Universitária. Até o momento, foram atendidas 13 pessoas, sendo seis na área cível e sete na criminal.
O projeto "Assistência Judiciária" da Unifev existe desde 2000, mas o convênio com a Secretaria de Direitos Humanos teve início no mês passado. “Muitos de nossos atendidos tinham dúvidas a respeito de mudanças do sistema prisional. A parceria vem sanar estes questionamentos e outros jurídicos que a população tenha”, disse o titular da pasta, Flávio Liévana.
O coordenador do curso, André Herrera, ressaltou a importância da parceria. “Para os alunos, o projeto é excelente, seja porque possibilita que iniciem as práticas jurídicas antecipadamente e, com isso, passem a ter contato mais direto com os procedimentos judiciais; seja porque ele tem o contato direto com as pessoas que necessitam de orientação e auxílio jurídico e, mais importante ainda, estão lidando com a realidade regional. Para a comunidade, é mais um meio de atendimento àqueles que não possuem condições de pagar advogado e com qualidade”, enfatizou.
André complementou que a aproximação entre Unifev e Secretaria foi consequência da visão de ambos em melhorar a cidade e a vida das pessoas em sociedade.