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Professor do Instituto Federal vai para a Finlândia

Ele desenvolveu um projeto no Programa “Professores para o Futuro” e passou três meses no exterior

Publicado em: 22 de agosto de 2016 às 11:36

O professor do Instituto Federal Câmpus Votuporanga,Prof. Dr. Osvandre Alves Martins, desenvolveu um projeto no Programa “Professores para o Futuro” e passou três meses na Finlândia, de abril a junho, participando de um treinamento sobre o modelo e o sistema educacional finlandês, com foco em métodos pedagógicos inovadores e ferramentas digitais para ensino e aprendizagem.

O programa é regulamentado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o objetivo de estimular a estruturação de projetos de desenvolvimento socioeconômico por meio de intercâmbio de professores da rede em universidades da área de ciências aplicadas na Finlândia. A proposta submetida pelo professor Osvandre prevê a integração do câmpus do Instituto Federal com o setor produtivo local.

Para tanto, foi convidada uma empresa parceira: a Pollus Móveis, a qual definiu algumas necessidades para os quais uma equipe, coordenada pelo professor do IFSP, tentará produzir resultados. Foram selecionados projetos de 47 professores de todo o Brasil. Parte deles foi para a HAMK (Häme University of Applied Sciences), na cidade finlandesa de Hämeenlinna, e outra parte, na qual estava o professor Osvandre, para a TAMK (Tampere University of Applied Sciences), na cidade de Tampere. Os professores brasileiros visitaram ambientes de aprendizagens distintos e conheceram o conceituado sistema educacional finlandês em instituições de ensino de nível médio e superior. A Finlândia acumula excelentes posições no PISA – Programme for International Student Assessment (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. Para o Prof. Osvandre, a experiência foi bastante enriquecedora, uma vez que pôde conhecer novas formas de propiciar aprendizagem aos alunos, de maneira mais alinhada com as necessidades contemporâneas. “Na Finlândia, de fato o aluno tem de buscar o conhecimento. A maioria das escolas é pública e todas têm infraestrutura de primeira qualidade. Pude observar muitas novidades de métodos pedagógicos e comprovar, na prática, que o emprego de ferramentas digitais torna o ensino mais envolvente”, contou. O professor explicou, ainda, que o Programa “Professores para o Futuro” prevê a multiplicação do conhecimento que os professores brasileiros adquiriram na Finlândia. Ainda neste semestre, ministrará workshops no Instituto Federal. Quem não puder fazer o workshop e tiver interesse em conhecer um pouco da experiência do Professor Osvandre na Finlândia pode acessar o site www.osvandre.net. Lá, é só clicar no link Teachers for the Future – Tamk – IFSP VT – 21st Century Education. Fonte: http://vtp.ifsp.edu.br/vtp1/

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